Home Colaboradores Treinos de XCO!!! Todo ciclista deveria fazer
Treinos de XCO!!! Todo ciclista deveria fazer

Treinos de XCO!!! Todo ciclista deveria fazer

6.17K
0

Há uma escasses de provas de Mountain Bike XCO no Brasil! O número de praticantes vem diminuindo na mesma proporção em que vem aumentando o número de “ciclistas de estradão”.

O bom e velho MTB, na verdade o verdadeiro MTB vem aos poucos sofrendo com a falta de locais para treinar, a diminuição de competições e o aumento do número de provas de maratona, quase sempre sem nenhum trecho técnico, e que não exige nenhuma habilidade dos atletas.

No exterior quando se fala em MTB, mesmo as provas de maratona, elas são recheadas de trechos muito técnicos, e portanto não há como andar bem se o atleta não for um especialista em XCO.

Batemos um papo sobre este assunto com o Atleta da Equipe Bike Tribe e Treinador de Ciclismo e MTB, Kadinho (Ricardo Leite), da consultoria Kadinho Treinamentos Esportivos que no mês de julho de 2016 foi Campeão Mineiro de Mountain Bike XCO, e nos dias 16 e 17 de julho de 2016 representará Minas Gerais no Campeonato Brasileiro de XCO.


[Bike Tribe] –  Por que no Brasil há tão pouco incentivo e aderência às provas de XCO?

[Ricardo Leite, Kadinho Treinamentos] – Primeiro acho que o ciclismo é ainda um esporte em ascensão e os novos adeptos da modalidade não despertaram ou não se sentem preparados técnica e fisicamente para enfrentar uma prova nesse nível. Na mídia aberta ainda falta visibilidade. Há muito investimentos publicitários em futebol, voleibol e automobilismo como F1, e tudo gira em torno destes esportes, quando aparece um tenista, como foi o Guga, ou um boxeador como o Popó, eles apoiam. O aumento do número de praticantes de ciclismo (MTB, DH e Ciclismo) ainda não causou o impacto necessário.

MAIS:  6 maneiras de sabotar seu resultado numa corrida
xco mountain bike uma analise 4 - bike tribe.jpg
Atleta concentrado numa prova de XCO

[Bike Tribe] –  Mesmo o atleta que prefere competições de Maratona pode se beneficiar com treinos de XCO?

[Ricardo Leite, Kadinho Treinamentos] – Sem dúvida essa é uma grande mudança que poucos ainda perceberam. A partir do momento que o ciclista começa a rodar numa pista de XCO, ele sente a necessidade de empregar maior potência nos pedais, muitas vezes associado com o controle técnico, controle de torque, equilíbrio e destreza em cima da bike. Para aperfeiçoar esse mecanismo de dominar, respirar, sair da condição anaeróbica que aperta o peito com a frequencia cardíaca e respiratória super elevadas e nitidametne bastante ofegante onde as pernas que queimam e travam os movimentos, somente treinando com planejamento, séries específicas e simulados em circuitos de XCO.

[Bike Tribe] –  Existe alguma diferença entre a preparação física para um ciclista especialita em XCO e um especialista em Maratona?

[Ricardo Leite, Kadinho Treinamentos] – Sim! As diferenças acontecem pelas características das duas modalidades. O XCO é uma prova onde há muita intensidade com as qualidades físicas predominantes de força, agilidade, potencia e habilidade de pilotagem para ultrapassar os obstáculos das pistas. Na maratona o maior foco seria a magnitude da carga onde o treinamento de volume é muito importante. No caso da maratona, as séries de resistência anaeróbica teriam menos importância, claro que dependendo de uma avaliação da individualidade biológica. Já no XCO, as séries anaeróbicas de força, de potência, e velocidade são parte fundamental do treinamento para adaptação à manutenção desse esforço elevado por bastante tempo.

xco mountain bike uma analise 6 - bike tribe.jpg
Julien Absalon em um tradicional rock garden numa prova de XCO

[Bike Tribe] –  Como é o planejamento dos treinamentos para um atleta que deseja iniciar em competições de XCO?

[Ricardo Leite, Kadinho Treinamentos] – Bem simples por ser uma modalidade que demanda menos tempo de treinamentos do que o as de maratona, ou ultramaratonas de 2 a 7 dias. Em primeiro lugar, avaliaamos as condições atuais do atleta através de testes. O segundo passo é associar ao planejamento de treinamento as características pessoais como habilidades, pontos fortes e pontos fracos. O importante é investir bastante tempo nos pontos fracos. As qualidades que deverão ser mais trabalhadas serão detectadas nos testes de avaliação do atleta, em períodos programados para descobrir quais são as deficiências e as melhores habilidades. Uma das coisas mais importantes na evolução do treinamento é a reavaliação com método adequado. Sem isto é impossível detectar as melhorias e os pontos de atenção.

MAIS:  Como treinar - e chegar forte - no Iron Biker faltando poucas semanas para a prova

[Bike Tribe] –  Em quanto tempo, e o que o atleta precisa priorizar para tornar-se um ciclista mais técnico e eficiente em circuitos de XCO?

[Ricardo Leite, Kadinho Treinamentos] – Dificil precisar o tempo, alguns atletas são responsivos outros não responsivos. Para o responsivo esse tempo será bem mais rápido. Acredito que uma base de 12 semanas com treinamentos planilhado e andando 2 vezes por semana numa pista de XCO será o suficiente para ficar em condições de disputar uma prova de XCO.

xco mountain bike uma analise 3 - bike tribe.jpg
Quando se fala em MTB na Europa, está falando de XCO

[Bike Tribe] –  Como foi sua preparação específica para vencer o Campeonato Mineiro de 2016 e o que você aprimorou para o Campeonato Brasileiro?

[Ricardo Leite, Kadinho Treinamentos] – Busquei otimizar meu pouco tempo ao máximo! Quando saía para treinar realizava séries específicas mais curtas e sempre planejando aos domingos treinos nas pistas de XCO. Usei sempre a musculação para manter a potência e velocidade (foram muitas vezes sozinho na Pista Celinho-Pantani). Comecei a investir nesse trabalho de curta duração muito pelas características da prova e pelas minhas também. Gosto de séries curtas e altamente intensas na bike. Esse planejamento se iniciou depois da divulgação das datas, no início do ano. Este é um aspecto muito importante: definir o seu calendário com bastante antecedência para encaixar os treinamentos específicos.

No geral o meu volume de treino na bike foi baixo em todo período de preparação, mas a musculação sempre esteve muito presente nos meus treinamentos e isto me ajudou bastante. Vou correr o Brasileiro com o mesmo tipo de preparação, e mais motivado por representar o nosso Estado de Minas Gerais.

[Bike Tribe] –  Quem desejar obter orientações sobre treinamentos tanto para XCO quanto para Maratona, como proceder?

[Ricardo Leite, Kadinho Treinamentos] – Basta entrar em contato comigo. Atualmente administro a Kadinho Treinamentos Esportivos, consultoria focada na preparação de atletas de MTB de todos os níveis. Além disso sou instrutor e personal trainer na Pulse Academia, onde planejo as séries de musculação específicas para ciclistas.

MAIS:  Café com Bike #20 | Treinar a mente para ficar bom das pernas

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

Bike Tribe Um site para apaixonados por Mountain Bike e Ciclismo. Dicas de treinamentos, nutrição esportiva, técnicas, equipamentos e muito mais. Todas as informações para os amantes das bicicletas. Fale conosco para divulgar seus produtos e serviços. Seja um articulista.
Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow