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Aproveite as festas, mas sem prejudicar os treinos! Veja dicas de Cadu Polazzo

Aproveite as festas, mas sem prejudicar os treinos! Veja dicas de Cadu Polazzo

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Treinador da Seleção Brasileira de mountain bike ensina amadores e profissionais a melhor maneira de descansar das competições no final do ano sem prejudicar seus treinos.

Depois de uma temporada com diferentes competições de alto nível físico e técnico, finalmente é chegada a hora de atletas amadores e profissionais descansarem merecidamente dos campeonatos e provas que participaram no decorrer de 2016. Mas e os treinos?

Como aproveitar as festas e descansar das disputas de alto nível sem perder o preparo físico conquistado com muito suor durante o ano?

Qual é o segredo de chegar preparado no início da próxima temporada? Cadu Polazzo – treinador da Seleção Brasileira de Mountain Bike e Mestre em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo – dá a receita.

Veja abaixo:

Perfil de cada atleta

“Antes de pensarmos nas dicas é importante destacar que existem dois perfis diferentes que são mais comuns entre os atletas. O primeiro normalmente é o profissional, que segue treinando mesmo nas datas próximas de Natal e Ano Novo e até se dedica mais aos treinos por ter mais tempo livre. O segundo normalmente é o amador, que para nos dias 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 1º de janeiro, e prefere usar o período para descansar ou aproveitar as férias e a família. Isso é o mais comum”.

Excessos e pouco sono. O que fazer no dia?

“Alimentos pesados e noites mal dormidas podem afetar diretamente no ritmo do atleta durante o treino. A minha sugestão é moderação. Evite exageros. Porém, se tiver exagerado assim mesmo, quando voltar aos treinamentos não adianta ser afobado ou ter pressa em querer se recuperar. Comece com uma carga leve e aos poucos suba o nível. Dessa maneira o atleta evita desgastes maiores mais pra frente”.

É preciso acordar cedo no dia seguinte?

“A recomendação é tomar cuidado com o dia seguinte às festas de fim de ano. Normalmente nesse período o atleta dormiu menos e comeu mais do que o normal. A minha sugestão é deixar para acordar um pouco mais tarde e hidratar-se bastante. O ideal é começar a se hidratar de duas a quatro horas antes do treinamento”.

Evite a pausa total

“A pausa total não é a mais indicada nas férias. Porém, se mesmo assim optar por ela, é importante ter a consciência de retomar os treinos devagar para evitar lesões. Para fazer um comparativo, se uma pessoa para por 14 dias, ela pode levar até 1 mês para retomar o ritmo que estava”.

Para descansar não precisa ficar parado, …

“Aproveite as férias para fazer uma atividade diferente e alivie o stress dos treinamentos. Caminhada, corrida, voleibol, natação são esportes que podem ajudar a manter a forma física e ainda divertir o atleta no período de descanso”.

… mas é muito importante

“Esse período é fundamental para recarregar as energias, ver os familiares e festejar o ano que passou. Acho que todos devem participar, desde que seja com moderação. O importante é a atenção com a alimentação, buscar atividades prazerosas para tirar o stress e voltar aos poucos – num ritmo leve e seguro – para garantir o melhor resultado”.


 

Cadu Polazzo é preparador físico e Mestre em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo. Atualmente, técnico da Seleção Brasileira de Mountain Bike e é o treinador de diversos atletas da Elite brasileira do MTB, como o atleta olímpico Rubens Donizete, Isabella Lacerda, Sofia Subtil, Luiz Henrique Cocuzzi e José Gabriel de Almeida.

Facebook: facebook.com/polazzoesportes

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