
Sobre Limiar de Lactato no ciclismo… eu preciso saber sobre isto?
A resposta é bem simples…
Se você quer evoluir… sim! Você precisa saber sobre isto.
Esta é a segunda pergunta que vamos responder… a primeira foi esta aqui!
Limiar de lactato é o ponto onde você sai de uma pedalada de baixa/média intensidade para uma pedalada de alta intensidade, e com isto passa a acumular lactato.
E por que isto é importante?
Justamente por que, é neste momento que seu corpo começa a acumular fadiga, ou seja, acumular lactato, que é o que faz suas pernas queimarem e te impedem de ir além.
Isto é ou não é importante?
Vamos explicar melhor…
O ácido lático é um dos seus combustíveis musculares, ou seja, seus músculos precisam dele para funcionar.
[irp posts=”17″ name=”Os super alimentos que os ciclistas devem consumir para melhorar sua performance”]
O ácido lático é produzido durante a pedalada através de sínteses metabólicas… não vamos entrar demais neste assunto para não complicar. Mas se você quiser saber com mais profundidade sobre a biologia por tras disso, este aqui [clique] é um bom post!
O problema é que ao entrar num estágio mais intenso de pedalada o seu corpo não consegue mais consumir e eliminar todo o ácido lático produzido e ele começa a acumular…
E neste momento que a fadiga começa a ser gerada. E há um limite de acumulo desse ácido lático até que você “quebre”!
[irp posts=”538″ name=”7 sinais de que você está com overtraining e precisa se cuidar”]
Portanto o Limiar de Lactato é o momento onde seu corpo não consegue mais processar todo o ácido lático produzido e começa a armazenar.
A boa notícia é que o Limiar de Lactato é “treinável”, o seja… você consegue aumentar seu limiar de lactato realizando exercícios na bike específicos para isto. Mas não se engane… aqueles “rolezinhos” de “peba” evoluídos, mesmo que quebrando o pau com os amigo não vão te ajudar muito…
Mas para melhorar serão necessários treinos específicos: os intervalados!
[irp posts=”41057″ name=”Como os treinamentos intervalados aumentam a sua velocidade na bike?”]
Alguns estudos defendem que ao pedalar à 70% ou 80% da sua capacidade máxima por períodos de 10% a 20% da sua pedalada total já ajuda a melhorar seu limiar… no entanto os intervalados são mais eficientes já que vão te levar a esforços máximos e com isto irão habituar seu organismo a produzir e consumir/expulsar ácido lático com mais dinamismo.
É possível ter uma noção de qual é seu limiar de lactato através da sua frequência cardíaca. De forma não tão precisa, mas que dá uma boa referência, é possível determinar com quantos batimentos por minuto (BPM) você está na sua zona de lactato. Ensinamos a estimar neste post aqui.
[irp posts=”53″ name=”Determine a sua frequência cardiaca máxima (FCM)”]
Ou seja… quanto mais você treinar mais aguentará o sofrimento! Afinal o melhor ciclista é que suporta sofrer por mais tempo!!! Ou alguém aqui tem dúvidas que numa competição ou prova dura o sentimento é de sofrimento! rsrs
Se você quiser saber mais sobre intervalados, respondemos sobre isto aqui.
Portanto, #levantadosofa e vá treinar!
Há um post nosso falando sobre o assunto com muito mais detalhe: clique aqui.