Home Dicas Top Será que o peso do ciclista realmente importa?
Será que o peso do ciclista realmente importa?

Será que o peso do ciclista realmente importa?

5.31K
0

É fácil de responder, já que as leis da física são fáceis de aplicar neste caso. A primeira pergunta a fazer é: O quanto é importante para eu terminar uma subida gastando mais tempo ou menos tempo? Obviamente que para um competidor isto é extremamente importante. No entanto, para ciclistas casuais, cicloturistas ou amadores não competitivos, gastar 1 ou 2 minutos à mais para chegar ao topo da montanha não representa qualquer problema.

MAIS:  Café com Bike #4 | Como melhorar suas subidas, no ciclismo e MTB

Portanto, o peso importa, dependendo de quanto competitivo você é, independente de competir ou não. 

Ora, o peso importa sim, mesmo para os amadores, afinal a experiência de chegar ao topo da montanha poderá ser algo prazeroso ou penoso dependendo da quantidade de massa que você terá que levar para cima.

Devemos sempre nos referir ao peso total, afinal o que pesa mais é o ciclista. Como se trata de uma quantidade de massa a ser transportada para o topo, é um erro enorme se concentrar somente em tirar peso da bike. Por esta razão, e porque o corpo representa 80-90% do peso total, é geralmente mais eficaz e mais barato retirar peso do corpo do que da bike. 2 kg de perda de peso corporal é mais fácil do que tirar 2 kg da bicicleta certo?

MAIS:  Ciclistas, qual o café da manhã ideal para perder peso?

Então, se você é um ciclista competitivo, perder peso é provavelmente a maneira mais eficaz para subir mais rápido, e, além disso, não esquecer de treinar. Naturalmente, esta perda deve respeitar um limite e uma gradatividade para não comprometer a saúde. Substituir gordura por massa muscular é sempre a melhor opção.

MAIS:  Musculação? Funcional? Pilates? O que funciona para os ciclistas?

Para calcular a influência do peso ao longo do tempo, nós fizemos duas simulações. Selecionamos duas subidas, uma mais longa e outra mais curta. Utilizamos 2 ciclistas com performances semelhantes em terrenos planos, um de 75 kg e 80 kg pedalando ambos com a mesma média de potência: 230w.

Veja os resultados e tire suas próprias conclusões sobre o assunto:

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

Guilherme Guimarães Guedes Editor e produtor de conteúdos para o site BikeTribe.com.br. Atleta amador de Mountain Bike. Participo de competições por todo o Brasil. Administrador da Equipe Bike Tribe Team. Treinador: Prof. Daniel Adário da Adário Consultoria Esportiva
Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow