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Pipoca: uma alimento saudável para ciclistas

Pipoca: uma alimento saudável para ciclistas

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As vezes queremos dar uma escapada da dieta, mas sem prejudicar demais nossos objetivos. A pipoca é uma das melhores alternativas.

O milho é um grão integral com muitas fibras, e também muitas calorias!

Somente 100 gramas de pipoca chega a ter 375 calorias. Esta quantidade de calorias varia muito em relação ao modo de preparo. Pipocas de micro-ondas são mais calóricas e contem muitos componentes que não são bons, especialmente para ciclistas que estão buscando manter o peso. No entanto há formas muito mais saudáveis de fazer a sua pipoca.

Este alimento é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico – isso quer dizer que as chances de ter sua energia convertida em gordura são baixas. Coma sem medo!

Muito mais do que se preocupar se a pipoca engorda ou não, devemos conhecer os benefícios que ela pode nos trazer.

A pipoca (o milho) faz parte da pirâmide alimentar saudável, ajuda no controle do peso corporal e reduz risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. Seu consumo é altamente recomendável!

O milho também contém as substâncias zeaxantina e luteína, ambas antioxidantes que contribuem com a saúde dos olhos, prevenindo catarata e degeneração macular, e também diminuindo o risco de desenvolvimento de certos tumores.

Os maiores riscos para nossa dieta, ao comer pipocas, estão mais relacionados à forma como preparamos, do que com as calorias propriamente ditas.

Ferramentas para fazer pipoca!

Na minha casa eu sempre preparo a pipoca utilizando uma pipoqueira elétrica. As vantagens são muitas!

O modelo que eu utilizo é este: https://amzn.to/3hjvMo0.

Este modelo, além de custar bem barato, dispensa o uso de qualquer tipo de gorduras ou óleos (manteiga, óleos vegetais ou animais), o que reduz demais seus níveis calóricos. A pipoca é estourada pelo fluxo de ar em altas temperaturas. A ideia é semelhante às penelas de fritar sem óleo. Ele prepara 60g de pipoca.

Eu já tive o modelo PP05 da Britânia, que prepara 100g, e já joga a pipoca dentro de uma tigela que já vem embutida. Este modelo é top para casas com mais pessoas.

Um opção que você deve evitar, são as pipocas de micro-ondas, que já vem temperadas e com a gordura necessária. Isto mesmo, aqueles que já estouram dentro de um saco próprio. Elas vem com muita gordura (necessário para estourar) e sódio em excesso. Totalmente industrializadas, definitivamente fazem mal para nossa saúde.

Há um modelo de pipoqueira de micro-ondas que eu vou comprar em breve: a pipoqueira de silicone da Uny Gift. Ela é muito bacana e muito prática. Prepara uma pipoca muito saudável, já que junto com o milho, vai somente água. Isso mesmo! Água.

Você adiciona o milho e água nas quantidades certas, leva ao micro-ondas e pronto. A pipoqueira já é o próprio recipiente para consumir. Top demais.

Na minha casa eu também tenho uma panela própria, da marca Brinox.

Esta pipoqueira tradicional Brinox, que necessita de algum tipo de gordura, seja manteiga, azeite ou óleo de cozinha, faz uma pipoca muito melhor. Você sabia que a pipoca perfeita é fruto da agitação dos grãos de milho na panela? Fazendo isto, os grãos são aquecidos por igual e estouram melhor, fazendo pipocas maiores e evitando que sobre grãos sem estourar.

Se necessitar usar óleo, evite a manteiga!

A manteiga, e também a margarina, saturam mais rápido, e nós sabemos que a gordura saturada é a principal responsável pelo colesterol ruim. Por incrível que pareça, se precisar usar gordura, prefira o óleo de cozinha, especialmente o de girassol.

Experimente outros temperos, além do sal!

Sabemos que o sal em excesso também é prejudicial. Vá testando outros temperos, como o orégano, nós moscada, pimenta do reino, alho desidratado e outros, de acordo com sua criatividade. Você vai se surpreender!

O mais importante é saber que a pipoca pode ser uma alimento alternativo, para aqueles momentos que nós estamos com vontade de comer algo fora da dieta, e que nos trará momentos agradáveis, vendo um filme, papeando, etc.

Guilherme Guimarães Guedes Editor e produtor de conteúdos para o site BikeTribe.com.br. Atleta amador de Mountain Bike. Participo de competições por todo o Brasil. Administrador da Equipe Bike Tribe Team. Treinador: Prof. Daniel Adário da Adário Consultoria Esportiva
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