1. Home
  2. Colaboradores
  3. O ataque de Nino Schurter é fulminante!!! Como adquirir esta habilidade???
O ataque de Nino Schurter é fulminante!!! Como adquirir esta habilidade???

O ataque de Nino Schurter é fulminante!!! Como adquirir esta habilidade???

2.77K
1

Todos os amantes do mountain bike que estiveram em Deodoro no último domingo puderam ver um espetáculo do esporte!!! A festa foi linda, o pública vibrante, a estrutura impecável e a pista, esta sim, a linda pista proporcionou uma prova emocionante para atletas e presentes no evento.

cartão de visitas Kadinho - bike tribe.png Dois momentos da prova, entre vários outros marcantes, foram definitivos: Os ataques de Nino Schurter sobre Jaroslav Kulhavý e o do espanhol Carlos Coloma sobre o frances Maxime Marotte. Tanto Nino quanto Kulhavý aumentaram o ritmo em momentos chaves da prova e seus adversário diretos não conseguiram acompanhar.

Realizar este tipo de ataque, além de muito arriscado, requer extrema auto confiança e muito energia. Depois de atacar o ciclista necessita manter uma pegada muito forte para sustentar a condição de “escape”.

A maior dificuldade não é realizar o ataque, e sim manter-se à frente sem que o atleta que vem logo atras consiga contra atacar. Outro fator muito importante é a perda de referência pois liderando a prova você perde a noção do quanto de potência precisa gerar para manter-se ali, já que perde-se a visão do adversário que vem logo atras.

Se pedalar muito forte pode comprometer os quilômetros finais… se pedalar muito devagar pode ser novamente alcançado! Ou seja, este momento deve ser muito bem calculado e planejado. A sensibilidade para interpretar o adversário é fundamental.

Esta situação aconteceu comigo na segunda e última etapa do Campeonato Mineiro de XCO onde me sagrei Campeão Mineiro 2016 na cidade de Santa dos Montes MG. Mesmo muito desgastado nas últimas voltas, me senti confiante e decidi atacar para tentar abrir vantagem em relação ao segundo colocado que vinha na minha roda.

[irp posts=”971″ name=”4 treinos intervalados para você ficar mais veloz do que nunca na bike”]

Se eu não suportasse a tocada após o ataque fatalmente perderia muitas posições e talvez até o pódio.

Salvas as devidas proporções, a de Nino e Coloma na olimpíadas, e a minha no campeonato Mineiro de XCO, um fator é comum: o sucesso neste tipo de situação não é obra do acaso!!!

Dentro de um planejamento estruturado de treinamentos, seja para formar um campeão olímpico, um campeão mineiro, ou simplesmente um vencedor de provas locais, as séries específicas são fundamentais.


Está gostando do post? Custa nossa fanpage e fique por dentro de tudo!!!


Atacar tão forte depois de várias voltas, desgastado, e ainda assim manter uma tocada que impeça um contra ataque é fruto de uma série de treinamentos chamada “Resistência Específica”. Este treino dá ao atleta a capacidade de atacar por períodos longos (entre 15 e 30 segundos) imprimindo potência máxima nos pedais.

[irp posts=”2430″ name=”Saiba mais sobre o volume e intensidade dos treinamentos de MTB”]

Manter a pegada após o ataque é trabalhado em treinamentos chamados “Treinos de VO2 Máximos”, onde o atleta acostuma-se numa tocada forte por longos períodos (entre 5 a 10 minutos) utilizando uma cadência mais alta que permite, além de manter a velocidade, recuperar a musculatura.

[irp posts=”2696″ name=”Aprenda de vez!!! A cadência ideal para o Ciclismo e o Mountain Bike…”]

Há dois exercícios que você pode fazer para trabalhar estas duas habilidades. Elas fazem parte dos programas de treinos da Kadinho Treinamentos Esportivos e podem ser realizadas para aumentar sua potência.

Durante um planejamento de treinamentos estas séries são exploradas em várias variações de exercícios que vão dando ao atleta a capacidade demonstrada por Nino e Coloma.


Como realizar as séries:

Série de “Resistência Específica”

  1. Aquecer por 20 minutos entre as zonas 1 e 2 da sua FCM
  2. Pedalar por 4 minutos na zona 4 da sua FCM, sentado
  3. Realizar sprints máximos de 20 segundo pedalando em pé e fazendo força máxima
  4. Repetir 2 e 3 por 30 minutos
  5. Finalizar recuperando-se por 30 minutos entre as zonas 1 e 2 da sua FCM

Série de “VO2 Máximos”

  1. Aquecer por 20 minutos entre as zonas 1 e 2 da sua FCM
  2. Pedalar em uma subida por 5 minutos na zona 5 da sua FCM
  3. Recuperar-se ativamente por 5 minutos na zona 1 da sua FCM
  4. Repetir 2 e 3 por 40 minutos
  5. Finalizar recuperando-se por 30 minutos entre as zonas 1 e 2 da sua FCM

[irp posts=”53″ name=”Determine a sua frequência cardiaca máxima (FCM)”]


Realize cada um dos treinos no máximo 1 vez por semana descansando 1 dia entre eles. Descansar não significa deixar de pedalar, e sim realizar um treino leve.

Bora treinar???

Bike Tribe Um site para apaixonados por Mountain Bike e Ciclismo. Dicas de treinamentos, nutrição esportiva, técnicas, equipamentos e muito mais. Todas as informações para os amantes das bicicletas. Fale conosco para divulgar seus produtos e serviços. Seja um articulista.

Comment(1)

  1. Bom dia!
    Como transformo esses dois treinos para o rolo de equilíbrio? (Resistência específica e VO2 Máxima )

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow