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Musculação? Funcional? Pilates? O que funciona para os ciclistas?

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Logo abaixo você pode ver alguns dos termos e conceitos abordados no vídeo:

Mitocôndria é uma das organelas celulares mais importantes, sendo extremamente relevante para a respiração celular.[2] É abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como a glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP, que devolve para a célula hospedeira, sendo energia química que pode ser usada em reações bioquímicas que necessitem de dispêndio de energia.[3] A mitocôndria está presente em grande quantidade nas células: do sistema nervoso (na extremidade dos axônios), do coração e do sistema muscular, uma vez que estas apresentam uma necessidade maior de energia. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mitoc%C3%B4ndria).

Fibras Rápidas ou brancas ou oxidativas-glicolíticas De contração rápida, as fibras do tipo II têm maior diâmetro quando comparadas as fibras vermelhas. Possuem uma proliferação de enzimas ligadas ao metabolismo anaeróbico, que ocorre no interior das fibras. Elas são mais usadas quando o indivíduo exerce atividades de curta duração e com alta intensidade. Além disso, velocidade e força são, também, relacionadas a esse grupo de fibras. (Fonte: http://www.treinomestre.com.br/fibras-vermelhas-lentas-e-fibras-brancas-rapidas-entenda-a-diferenca-para-o-ganho-de-massa-muscular/).

Ácido Láctico ou lático ( do latim lac, lactis, leite), é um composto orgânico de função mista ácido carboxílico – álcool que apresenta fórmula molecular C3H6O3 e estrutural CH3 – CH ( OH ) – COOH.
Participa de vários processos bioquímicos, e o lactato é a forma ionizada deste ácido. Para realizar quase todas as tarefas que o nosso corpo executa para a nossa sobrevivência (funções biológicas), ou para que possa realizar uma ação do nosso comando (movimentos e exercícios), é necessário um gasto energético para que tal aconteça.
Esta energia é proveniente de uma molécula chamada ATP (adenosina trifosfato – uma molécula universal condutora de alta energia, fabricada em todas as células vivas como um modo de capturar e armazenar energia. À medida que o corpo vai realizando as suas funções, o ATP é degradado e, consequentemente, depois, é restaurado por outra fonte energética que pode ser proveniente da fosfocreatina (uma outra molécula geradora de energia), das gorduras, dos carboidratos ou das proteínas.Conforme as necessidades energéticas vão avançando, o corpo utiliza o pouco ATP que ele tem disponível para realizar as suas funções.À medida que o ATP acaba, é solicitado o uso da fosfocreatina para ressintetizar o ATP, porém a fosfocreatina também é pouca no nosso organismo. Então as necessidades energéticas continuam e o nosso organismo solicita outro macronutriente para realizar a ressintese do ATP. Entretanto, neste momento o nosso corpo precisa fazer uma escolha, precisa determinar qual o substrato energético a utilizar: gordura, na forma de triglicerídeos, ou carboidratos, na forma de glicose ou glicogênio muscular. Essa escolha irá depender de dois fatores: (1) a velocidade do ATP; e (2) se há ou não a presença de oxigênio durante o processo de transformação. Na presença de oxigênio e na pouca necessidade de solicitação deste macronutriente, o organismo utilizaria a gordura para ressintetizar ATP, uma vez que a gordura gera mais ATP que a glicose, e a sua fonte é praticamente ilimitada no nosso corpo, não o levando ao risco de sofrer pela má utilização deste substrato. Por outro lado, na necessidade de alta velocidade de ressíntese do ATP o organismo irá optar pela glicose ou glicogênio hepático e muscular, como acontece em exercícios extenuantes e muito intensos. Isso também ocorreria na ausência de oxigênio durante o processo de transformação para gerar energia, chamado de ciclo da glicólise. Esse ciclo seria capaz de gerar energia suficiente para a ressintese do ATP, mas teria um efeito indesejável, a produção de ácido lático (um subproduto “tóxico” gerado no decorrer do ciclo de ressintese do ATP), que faria com que o exercício fosse interrompido minutos depois pela instalação da fadiga muscular dos músculos ativos (músculos exercitados).

Treinamento Aeróbico é qualquer atividade física que trabalhe diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua e ritmada. O treino aeróbico melhora significativamente o funcionamento do coração, pulmões e todo o sistema cardiovascular contribuindo para uma entrega de oxigênio mais rápida por todo o corpo.


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Guilherme Guimarães Guedes Editor e produtor de conteúdos para o site BikeTribe.com.br. Atleta amador de Mountain Bike. Participo de competições por todo o Brasil. Administrador da Equipe Bike Tribe Team. Treinador: Prof. Daniel Adário da Adário Consultoria Esportiva
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