Home Dicas Top *Elas* | Como lidar com o cabelo e o capacete? Soluções rápidas e elegantes!
*Elas* | Como lidar com o cabelo e o capacete? Soluções rápidas e elegantes!

*Elas* | Como lidar com o cabelo e o capacete? Soluções rápidas e elegantes!

9.53K
0

Quando se trata de ciclismo de estrada, o cabelo pode representar um problema em se tratando de aerodinâmica. Se você adotar procedimentos corretos poderá eliminar este problema, além é claro, de preservar e manter seus cabelos sempre lindos… Que é o mais importante.

Em 2016 foi muito discutido a influência dos pelos nas pernas masculinas no desempenho aerodinâmico do ciclista. (Assista o vídeo). A questão era se raspar as pernas traria algum desempenho. A questão agora é se os cabelos femininos influenciam de alguma forma na performance em se tratando de aerodinâmica.

No estudo feito com os homens, constatou-se que numa distância de 40km, pernas raspadas garantiriam uma redução média de 82 segundo para percorre-la. Com certeza este tempo só é percebido numa prova de contra relógio ou velódromo. Claro que raspar as pernas trazem outros benefícios que não somente a aerodinâmica… Mas isto é assunto para outro post.

mulheres cabelo capacete bicicleta 4 - bike tribe.png

A questão agora é, digamos, mais nobre! 😉 😉 😉

Qual a influência do cabelo solto na performance?

Além disso, quais as outras complicações que isto traz e o principal: como lidar com isto?

MAIS:  6 motivos que fazem você parar de perder peso

É muito comum ver as mulheres, não só no ciclismo, mas também no mountain bike, saindo para pedalar com “rabo de cavalo”. O resultado é que os cabelos chegam em casa parecendo uma novelo de lã, embolados e embaraçados. A melhor opção para pedalar é adotar as tranças…

O objetivo deste post é levantar a discussão!!!

Queremos que vocês mulheres dêem sugestões sobre o assunto e conversem entre si para se ajudarem. Deixem seus comentários no final deste post.

Cabelos e aerodinâmica

mulheres cabelo capacete bicicleta 1 - bike tribe.png

Este assunto faz muito mais sentido quando fazemos uma analogia com a mecânica dos fluídos!

Imagine que você tenha que passar um certo líquido por dentro de um tubo. Ele fluirá com mais velocidade no meio do tudo do que nas suas bordas. Isto se dá pelo que chamamos de atrito, ou arrasto. O arrasto reduzirá drasticamente a velocidade do fluído, ou seja, nas laterais do tubo você perceberá que o líquido escorrerá com mais lentidão, enquanto que o fluído que passou pelo meio do tubo fluiu quase que sem interferências.

Se comparado com os cabelos ao vento durante a pedalada, é como se o vento fosse o fator de diminuição da velocidade, ou seja, o atrito gerado pelo vento enquanto ele sacode violentamente cada fio, se acumula gerando uma certa resistência em todo conjunto: cabelos, ciclista e bicicleta.

Estilos testados no túnel de vento

A Specialized fez um teste bastante interessante para provar o que estamos falando. No seu túnel de vento nos Estados Unidos ela colocou ciclistas com diferentes estilos de cabelos. Testou mulheres com cabelos soltos, cabelos presos, tranças, e no final concluiu qual o penteado ideal para as mulheres.

Não nos surpreendeu o fato de que as tranças são mais aerodinâmicas que os outros estilos. A surpresa foi o “rabo de cavalo”, que ao contrário do que se acreditava, não é um bom penteado, fazendo com que a ciclista perca um tempo considerável durante uma pedalada.

MAIS:  *Elas* | Mulheres ciclistas tem necessidades de hidratação completamente diferentes! Se liga...

Meninas… Estamos falando de ciência e alta performance! Antes que alguém venha nos criticar dizendo que a diferença de tempo adquirido com este ou aquele penteado seja insignificante (e nós concordamos), o próposito é ilustrar o assunto… Porém saibam que quando estamos falando de ciclismo competitivo, mesmo o amador, isto faz sim diferença.

O resultado foi que em 40km os cabelos amarrados em trança pouparam 14 segundos no tempo total para percorrer tal distância.

Assista o vídeo:

Seja criativa!

Então agora que sabemos que amarrar os cabelos em uma trança, além de manter a saúde e beleza dos seus cabelos, também pode representar uma leve melhora de desempenho, chegou a hora de escolher o tipo de trança, certo?

A ciclista Mae E. Gurene (@maeelizabethg) fez algumas postagens com diferentes tipos de tranças para ciclistas. Ela aprendeu todas as técnicas através de vídeos encontrados no YouTube!

Inspire-se:

mulheres cabelo capacete bicicleta 2 - bike tribe.png

Os danos que o capacete pode causar aos cabelos

O atrito do capacete com os fios pode deixá-los quebradiços. As melhores marcas de capacetes do mercado possuem modelos específicos para as mulheres. Basicamente o que muda em relação aos capacetes masculinos é a abertura entre a carcaça do capacete e a fita que fica fixa na nuca. Um espaçamento maior sem interferências permite que o cabelo, seja ele com qual penteado for, passe com mais facilidade e não sofra dobras em quinas, que podem com o tempo enfraquece-los.

MAIS:  Meninas, pedalem sem perder o estilo! Dicas de equipamentos para MTB e Speed

Três modelos muito bons de capacetes femininos com preços bem atrativos são o ASW Fun o Kali Amara Cobra e o Fox Flux Cauz.

Dicas para evitar o atrito dos cabelos com o capacete:

  • Altere a posição / localização do seu penteado;
  • Não amarre o cabelo para cima quando você for dormir. Isto pode impor uma tensão em seu cabelo sem que você perceba;
  • Sempre use bandanas de cabelo cobertas de tecido, nunca use elásticos;
  • Invista em “almofadas internas” de seda ou cetim. Estes tecidos causam menos atrito em seu cabelo do que as de algodão ou nylon. Se não encontrar mande fazer.
  • Sempre que possível use uma tampa (chamado de “cobre capacete”, presente nas melhores marcas do mercado) sob o seu capacete pois isso pode evitar que os fios saiam pelas aberturas de ventilação causando quebras nos fios. Capacetes com telinhas protetoras das aberturas também são bem vindas;
  • Não faça adaptações! Não mude a posição do capacete para acomodar os cabelos… Em um acidente isto pode ser fatal. Use modelos específicos para o sexo feminino;
  • Certifique-se de que seu cabelo está hidratado, pois o cabelo frágil seco é mais propenso a quebrar;
  • Finalmente, certifique-se de que seu capacete está apertado o suficiente para ser seguro, mas não aperte demais.

Capacetes limpos são capacetes bons

Você sabia que um capacete sujo pode estar infestado com bactérias? Sem falar do mal cheiro. As almofadas de conforto interno de dentro do capacete estão absorvendo não apenas das suas glórias no ciclismo, mas também do seu suor. Bactérias causam caspas, feridas e numa situação extrema, quedas.

3 bikes em conta - bike tribe.jpg

Os cabelos das ciclistas são muito mais do que uma questão de aparência, embora não haja nada de errado em as mulheres querer manter seu lindo estilo. Muito mais que isto, há questões de saúde e higiene envolvidas. Vale lembrar também, principalmente para as que praticam mountain bike, que manter um penteado trançado reduz muito a possibilidade de acidentes, como por exemplo, se os cabelos se enroscarem em um galho.

Espero que tenham gostado!!! Deixe sua opinião.

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

Bike Tribe Um site para apaixonados por Mountain Bike e Ciclismo. Dicas de treinamentos, nutrição esportiva, técnicas, equipamentos e muito mais. Todas as informações para os amantes das bicicletas. Fale conosco para divulgar seus produtos e serviços. Seja um articulista.
Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow