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Conselhos para minimizar os efeitos negativos das festas de final de ano

Conselhos para minimizar os efeitos negativos das festas de final de ano

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Se você não se cuidar vai chegar na final da semana do Natal com 2 ou 3 quilos à mais! Um corpo saudável é o reflexo de um conjunto de decisões que você deve adotar.

As estatísticas mostram que muitas pessoas ganham cerca de 2 quilos de gordura em média nos dias do Natal. Não fazer nada e esperar que estes quilos sumam sozinhos não é a solução.

E como você sabe bem, esta é a estratégia que praticou no ano passado e já sabe os resultados, certo?

Embora possa parecer muito difícil recuperar a forma após as festividades, a grande verdade é que adotando as estratégias corretas e seguindo nossas dicas, rapidamente você minimizará os efeitos negativos dos alimentos altamente calóricos que ingeriu nas refeições.

Siga estas dicas rápidas e garanto que você irá desfrutar o Natal do início ao fim sem causar danos à sua forma.

1 – Definir uma meta

Você deve ter um objetivo claramente definido. Se você estiver disposto a passar pelas festas sem ganhar peso e isto for uma meta, você já deu o primeiro passo e será conservador ao preparar seus pratos. Precisa deixar de comer? Não… de forma nenhuma… mas se tiver o objetivo de chegar no dia 1 de janeiro sem ter acumulado alguns quilos extras, com certeza irá comer moderadamente.

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2 – Verifique se o seu café da manhã tem proteínas e gorduras saudáveis

Quando você acorda, especialmente se no jantar da noite anterior, você bebeu ou comeu calorias em excesso, evite comer doces ou coisas calóricas no café da manhã. Comece o dia bebendo dois grandes copos de água com o suco de meio limão e certifique-se de incluir no cardápio uma fonte de proteínas e outra de gorduras saudáveis. Algumas opções são um iogurte natural com castanhas (amêndoas, avelã, nozes, amendoim), ovos mexidos com espinafre, e por que não um pedaço de carne o peixe. Uma boa recomendação é tomar uma colher de chá de óleo de peixe ou coco (ômega 3) no café da manhã ou em outro momento do dia. As gorduras ômega 3 são excelentes anti-inflamatórias e ajudarão a combater os efeitos negativos provocados pelo álcool e doces ingeridos na ceia.

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Este café da manhã não só vai inserir no seu corpo o que ele precisa para neutralizar o excesso de açúcar e reduzir o desejo por mais doce, como também vai satisfazê-lo mais e por mais tempo. Além disso, tente comer o mais saudável possível e deixe os extras para as refeições principais. Mantenha a cabeça focada nos seus objetivos.

3 – Escolha as melhores opções possíveis

Entre os mil e um aperitivos, entradas e bebidas do Natal, existem opções que são melhores do que outras. Você deve optar por alimentos e produtos de melhor qualidade como os orgânicos. Procure minimizar os efeitos negativos provocados por conservantes, corantes e antibióticos contidos por exemplo em carnes ou outros alimentos processados. Outra boa opção é sempre escolher mais alimentos ricos em proteínas (carne, peixe, marisco, ovos …). Claro que você não vai deixar de beliscar um pouco da sobremesa. Coma de forma moderada.

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4 – Beba muita água e chá verde

As duas coisas que se consumidas em excesso, mais irão prejudicar sua performance, são o álcool e o açúcar. Você deve eliminá-los o mais rápido possível do seu corpo.

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A melhor forma de fazer isto é ingerindo uma grande quantidade de líquidos corretos. Portanto você deverá ingerir mais água que o habitual. Deixe sempre uma grande quantidade de água próximo de você.


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Além da água, recomendamos que neste dias você beba chá verde. Ele contem uma grande quantidade de antioxidantes que também irão remediar os efeitos negativos provocados pela alimentação inadequada. Eles protegem o fígado das toxinas do álcool e ajudam a limpar seu corpo rapidamente. Tome chá verde (o descafeinado é melhor) antes de comer, tanto na ceia, quanto nas refeições dos dias posteriores.

5 – Faça alguns treinos intervalados antes do café da manhã

Se você quiser queimar o excesso de calorias que acumulou nestes dias, a maneira mais correta é acelerar o seu metabolismo para transformá-lo em uma máquina de queimar gorduras.

A melhor forma de fazer isto é fazer exercícios de alta intensidade antes de tomar seu café da manhã.

Este método é muito eficaz para aumentar significativamente o gasto energético de seu corpo e, especialmente, para esvaziar o glicogênio muscular e torná-lo mais sensível à insulina. Se antes de comer você fizer exercícios relativamente intensos, os músculos irão drenar energia e se preparar para armazenar o alimento que você come logo depois. Desta forma o que você comer irá para a musculatura e não para a “pança”.

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Faça uma série de 1 hora de intervalados, isto já é o suficiente.
Mas tome cuidado! Não realize treinos intensos por mais de 60 minutos sem alimentar-se pois isto poderá ser prejudicial para seu organismo.

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