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Como perder peso pedalando? 14 ações infalíveis!

Como perder peso pedalando? 14 ações infalíveis!

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Se você tem uma bicicleta, você tem uma máquina de queimar gordura! Você só precisa usá-la da forma correta e associar com outras ações que irão derreter os quilos que você carrega em excesso.

A principal vantagem de perder peso em cima da bike, é que a missão fica divertida! Andar de bicicleta é super gostoso, motivante e ainda pode te render muitas novas amizades.

Siga as 14 dicas abaixo e você conquistará seu objetivo.

#1 – Se preocupe com sua massa muscular

Nem todos os pesos perdidos são calorias! Grande parte é massa muscular, e tudo que não queremos é perde-la. Ciclistas que perdem muito peso sem se preocupar em manter massa muscular, ficam fracos e lentos no pedal.

Quando você perde 20 quilos, tem que se perguntar: -“20 quilos de quê?” A dica é associar os treinamentos de bike com treinamentos de força. Quanto mais músculos, mas poder de queimar gordura seu corpo tem. Você emagrece até dormindo! Portanto, vá malhar!

#2 – Balanceie suas refeições

Não caia na “burrada” de eliminar comida da sua dieta! Todos os tipos são importantes: carbos, proteínas, gorduras… o que precisa ser controlado são as quantidade e tipos de cada um deles. Carboidratos são fonte de energia para os exercícios. Proteínas são matérias primas de músculos, gorduras te mantem saciado por mais tempo.

A grande sorte é que ciclistas não precisa se privar de nada, nadinha! Eles só precisam balancear a ingestão para cada fase do treinamento. Um nutricionista pode ajudar demais e acelerar o processo.

#3 – Mantenha a parte superior do corpo em forma

Engano achar que somente os membros inferiores precisam ser treinados. Do core (parte abdominal e lombar) para cima, tudo precisa ser treinado, para suportar as horas de pedal.

#4 – Pedale longe e moderadamente

As pedaladas que mais queimam gorduras são as longas, em ritmo cadenciado, moderado! Pelo menos uma vez por semana você deve fazer um pedal de 4 a 6 horas. Além disso, este tipo de pedalada aumenta sua resistência.

#6 – Pedale curto e forte

Inclua 1 ou 2 pedais fortes na sua agenda semanal. Pedale por 1:30, e num período de 30 a 40 minutos faça o máximo de força. Intercale esforços potentes de 1 ou 2 minutos com descansos de 4 a 5 minutos. Estes exercícios farão seu corpo queimar gordura por muitas horas após o treino.

#7 – Recarregue

Você não vai perder mais peso se parar de comer! Pelo contrário… você precisa abastecer seu corpo para que ele tenha energia para seguir com a queima de gordura. Após o treino coma proteínas e carboidratos na proporção de 1×4 em quantidades suficientes para saciar, mas não a ponto de “empaturrar”.

#8 – Livre-se da balança

Seu peso varia em função da hidratação e outros fatores. Portanto pesar frequentemente pode distorcer sua percepção de sucesso ou insucesso. Após uma pedalada de 4 horas você pode chegar a perder entre 2 e 3 quilos (de água), e recuperar este peso poucas horas depois à medida que se alimenta e ingere líquidos.

Uma boa estratégia é pesar semanalmente. Estabeleça uma meta desafiadora e realista, e persiga!

#9 – Fique hidratado

Sem água e eletrólitos seu corpo não executa as funções adequadamente, inclusive a de queimar gordura! Beba água e ingira eletrólitos suficientes durante o dia todo. Um nutricionista pode te indicar as quantidades corretas.

#10 – Pense global

O ciclismo ira reduzir suas medidas por igual. Suas pernas afinarão, seu abdômen secará, seus ossos ficarão mais aparentes. Portanto para tonificar partes específicas, recorra aos treinamentos de força.

Não será possível, por exemplo, perder barriga e manter a coxa!

#11 – Tudo com moderação

Um grande erro é achar que ao perder alguns quilos, você pode voltar a se alimentar de forma errada, abusando das quantidades. Uma pessoa que já foi acima do peso, volta a ganhá-lo com muita facilidade e velocidade. Pense no longo prazo!

Substitua as massas de trigo por opções vegetais, tome menos cerveja e mais vinho, troque uma sobremesa formada 100% por doces, por um mix entre frutas com um pouco de doces.

Seja inteligente!

#12 – Não transborde

Não coma de modo que fique “estufado”! Pare sempre antes de saciar sua fome. O cérebro demora um pouco para saber que você já comeu o suficiente. Uma boa dica é comer devagar para que o corpo saiba a hora certa de parar.

Uma boa estratégia é comer menos do que o suficiente para ficar saciado, e uma hora depois complementar com frutas e proteínas.

#13 – Faça seu controle alimentar

Depois de ir a um nutricionista, comece a contabilizar o que você come. Isto vai te ajudar a identificar onde você deve melhorar. Corte aquilo que excedeu.

#14 – Apenas pedale

Muito mais importante que trabalhar na alimentação, é trabalhar nos exercícios. Se você tivesse que escolher apenas uma das 14 ações, escolha pedalar! Faça isto de 3 a 5 vezes por semana e você já estará indo de encontro ao sucesso.

Guilherme Guimarães Guedes Editor e produtor de conteúdos para o site BikeTribe.com.br. Atleta amador de Mountain Bike. Participo de competições por todo o Brasil. Administrador da Equipe Bike Tribe Team. Treinador: Prof. Daniel Adário da Adário Consultoria Esportiva
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