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Coisas importantes que não te falam quando você compra uma bike nova

Coisas importantes que não te falam quando você compra uma bike nova

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Comprar uma bike nova é sempre uma experiência única, seja ela usada ou novinha em folha!

Independente do valor e das tecnologias agregadas, uma bicicleta nova nos motiva a pedalar mais, dedicar-se melhor aos treinamentos e isto nos proporciona momentos incríveis.

O mercado está cheio de novidades e é possível adquirir boas bicicletas com preços que variam dos R$1.500,00 aos R$70.000,00.

O valor não tem influência nenhuma na satisfação de adquirir um equipamento novo, mas algumas coisas, muitas vezes não ditas, podem representar descontentamentos futuros.

Muitas vezes, na hora da venda, por desconhecimento ou omissão dos vendedores, algumas coisas não ditas e esclarecidas irão trazer algumas frustrações para os ciclistas, especialmente para os iniciantes.

Vale muito à pena considerar estes fatores na hora de adquirir sua nova bicicleta.

Todos os exemplos que eu vou dar provém de experiências próprias ou de conhecimento de situações ocorridas com amigos… Espero que seja útil.

Peças de reposição para seu grupo podem custar o valor de um grupo inferior

Quando mais tecnologia aplicada aos componentes, mais caro é para mantê-lo! Você já se perguntou o valor de um par de pastilhas de freio SRAM XX1? Alguns vão alegar que há “genéricas” por menos de R$30 no Mercado Livre, mas eu garanto que elas apresentam funcionamento duvidoso. Não creio que seja prudente investir num conjunto de freios excelente como o SRAM XX1 que pode custar até R$1.500 para utilizar pastilhas de má qualidade e perder todo o poder de funcionamento do equipamento. Se você quer investir nestes freios saiba que pastilhas originais custam em torno de R$160 o par, e isto é muito caro.

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Um par de roldanas para o cobiçadíssimo Eagle XO é encontrado por R$360 no Mercado Livre. Este preço será muito maior nas lojas tradicionais.

Uma corrente Shimano XRT de 11 velocidades custa em torno de R$350. Eu por exemplo utilizo de 2 a 3 correntes por semestre. Se eu utilizasse XTR eu gastaria mais de R$1.000 só com correntes, e isto é muito caro.

Isto não deve ser impeditivo para adquirir os melhores equipamentos, mas o usuário precisa conhecer o custo de manutenção.

Autorizadas de algumas marcas são difíceis de encontrar

Um amigo adquiriu uma suspensão DT Swiss top de linha! Levíssima com perfeito funcionamento. Infelizmente ela apresentou um defeito, incomum, pois trata-se de uma renomada marca de alta qualidade. Esta suspensão foi enviada para reparo numa autorizada em São Paulo (já que nem todas as cidades possuem autorizada para dar manutenção em todas as marcas) e o tempo necessário para o reparo foi de 4 meses.

Quanto mais exclusivo for o equipamento, mais difícil encontrar oficinas especializadas. Em Minas Gerais por exemplo, quem utiliza peças Magura só vai encontrar manutenção em Juiz de Fora-MG.

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Mesmo oficinas especializadas em algumas marcas tem dificuldade em dar manutenção em todos os equipamentos. Um exemplo é a Rock Shox RS1. Pouquíssimos mecânicos mexem nesta suspensão.

A Rock Shox Brain, exclusiva das bikes Specialized, só são revisadas e consertadas na autorizada em São Paulo. Qualquer revendedor do Brasil encaminha a peça para eles, e no site, segundo informações do próprio revendedor, são no mínimo 20 dias para dar o diagnóstico.

Quem tem só 1 bike faz o que nestes dias???

Meu amigo optou por comprar uma Manitou usadinha para quebrar o ganho enquanto sua DT Swiss estava em manutenção.

Algumas manutenções podem ser caríssimas

Um kit de manutenção de 100 horas (no meu caso 2,5 meses de uso) custa aproximadamente R$230. A revisão custa em torno de R$300. Ou seja, se eu fosse usuário deste tipo de amortecedor dianteiro desembolsaria cerca de R$600 a cada 5 meses.

Se você não fizer estas revisões terá seu equipamento comprometido (pois quanto mais tecnológico mais sensível) e ainda correrá o risco de perder a garantia de fábrica.

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Definitivamente, se você comprar um equipamento deve respeitar o cronograma de revisões… Não dá para investir numa bike de R$25.000 com avançadas tecnologias, e economizar na manutenção.

Quando mais caro o equipamento, mais caro para manter.

A desvalorização de bicicletas é astronômica

Se… veja bem… se você conseguir vender uma bike usada de alto valor, pode ter certeza, venderá por muito, muito menos que pagou.

Quem compra uma bike cara deve ter ciência que não se trata de um investimento.

Quem compra uma bike barata terá mais problemas ainda!

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As opções hoje em dia são tão vastas que as pessoas tem preferido comprar bicicletas novas.

Mas isto não deve ser preocupação! Desencane!

Você não compra uma bike para vender, compra para se divertir… Mas fique ciente que perderá dinheiro na hora da troca.

Nem todas as bikes aguentam tudo

Uma das perguntas que nós mais respondemos no Bike Tribe é: -“Onde eu consigo uma bike até R$2.000 para começar a fazer umas trilhas”?

Você conseguirá fazer “umas trilhas” com uma bicicleta de R$2.000? Claro que sim!!!

Mas vamos com calma…

Muitas vezes, ao reconhecer que o cliente não poderá investir muito, o vendedor oculta informações relevantes sobre o desempenho que uma bicicleta terá. Isto não é por maldade, mas sim uma forma de atender bem aos seus clientes e ajudá-lo a sair da loja com uma bike.

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Mas aí o cara sai da loja com uma bicicleta com freios mecânicos, suspensão de molas ou elastômetros e relação super básica. Ele vai fazer trilha? Vai… mas vai sofrer um bocado!!!

Neste momento muitos vão retrucar dizendo que o que eu estou falando é errado, que eu estou na modinha do mercado, da mídia… mas acredite… quem anda com uma bike equipada com suspensão Spinner e grupo Acera e fala que é a mesma coisa, ou não sabe nada, ou nunca andou numa bicicleta boa.

Bicicletas mais baratas podem ser a mesma coisa que bicicletas super caras

Esta será polêmica!!!

Qual bicicleta você considera melhor?

Caloi Elite Team 2017 (R$18.000), Audax Auge 50 (R$22.500) ou Scott Scale 900 (R$48.000)?

Alguns vão dizer que a Scott, claro!!! Afinal é a bike do campeão mundial…

Mas eu afirmo, são basicamente a mesma coisa.

Ambas vem equipadas com grupos Shimano XTR 2×11, componentes de carbono, pneus de alto nível e suspensões top de linha. Na minha opinião a suspa da Caloi é até a melhor entre as 3 já que se trata do melhor equipamento disponível da RockShox.

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A discussão portanto ficará por conta do quadro, da sua geometria e da sua tecnologia… mas vamos ser sinceros… há tanta diferença assim num quadro de forma que a discrepância de preços chegue a mais de R$20.000?

Claro que a no valor da Scott estão embutidos impostos de importação e vários outros, mas no final das contas é você que vai pagar!

Se eu pudesse com certeza compraria uma Scott Scale 900, mas, ciente que eu poderia economizar mais de R$20.000 por optar por outras marcas, sem perder em nada na performance da bike.

Eu pagaria conscientemente pela marca!

Portanto o recado é: compre a bike dos seus sonhos, ou a que você pode pagar, mas saiba das implicações disto.

Espero que tenham gostado…

Podem polemizar… o post é para isto mesmo!!!

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

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Guilherme Guimarães Guedes Editor e produtor de conteúdos para o site BikeTribe.com.br. Atleta amador de Mountain Bike. Participo de competições por todo o Brasil. Administrador da Equipe Bike Tribe Team. Treinador: Prof. Daniel Adário da Adário Consultoria Esportiva
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