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Cheque estes ítens na sua bicicleta e evite muitos problemas durante sua pedalada ou treino

Cheque estes ítens na sua bicicleta e evite muitos problemas durante sua pedalada ou treino

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A grande maioria dos problemas que ocorrem com a bicicleta durante uma pedalada podem ser evitados adotando a prática de realizar inspeções simples nos equipamentos.

Itens importantíssimos que apresentam desgastes mais frequentes, quando detectados antecipadamente, podem evitar muitas dores de cabeça.

Quem nunca teve que abortar um treino devido a um cabo rompido, uma quebra de gancheira ou um furo que não foi possível vedar pois o selante havia acabado?

Vamos lá!

Pressão e Condições dos Pneus (Speed e MTB)

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Estes itens devem ser verificado antes de todas as pedaladas. Pneus com selante tendem a perder ar com maior facilidade. Pneus com calibragem errada influenciam no desempenho além de ocasionar desgaste prematuro do pneu. A calibragem deve de acordo com o terreno que será percorrido, condições climáticas, etc. Falarei sobre isto com mais detalhes num próximo post.

Raios (Speed e MTB)

Movimente os raios com as mãos e veja se há folgas. Raios frouxos podem se partir facilmente. Um raio quebrado não influenciará muito, no entanto se na quebra ele entrar, por exemplo, na catrata, o prejuízo poderá ser grande. Se constatar que há um raio frouxo, aperte-o um pouco e logo depois da sua pedalada leve a bike na sua oficina de confiança para tensionar todos novamente e realinhar a roda. O grande problema quando há uma quebra de raio é o niple cair para dentro da roda. Para consertar é preciso desmontar todo o sistema de selagem. Seja criativo para evitar isto. Eu utilizo uma fita adesiva para prender o niple no aro e resolver o problema posteriormente.

Líquido Selante (MTB)

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O líquido selante das suas rodas deve ser checado toda vez que for pedalar. Furos não percebidos na pedalada anterior poderão esgotar os selantes deixando-o na mão quando mais precisar. Para checar se há líquido selante na sua roda, retire-a do quadro e balance. O som do líquido em movimento dentro do pneu indicará a quantidade.

MAIS:  Quanto custa manter uma bicicleta

Carga das Baterias das Relações (Speed e MTB)

Eu já vi um atleta perder uma prova de estrada pois a bateria do seu câmbio eletrônico acabou e ele ficou somente com a coroa grande da speed. Pode parecer idiota esquecer de carregar a bateria, mas isto é muito mais comum do que você possa imaginar. Este é o preço da tecnologia!

Sapatas e Pastilhas de Freio (Speed e MTB)

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Como as sapatas e pastilhas ficam escondidas e a percepção de desgaste não é tão nítida, é muito comum que eles acabem totalmente durante uma pedalada. Sempre cheque as sapatas ou pastilhas para evitar fica sem freios no meio do treino.

Lubrificação da Corrente (Speed e MTB)

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Lubrificar a corrente é básico, no entanto muito esquecido. Quem nunca teve que emprestar óleo para alguém durante a pedalada? Rodar com a corrente sem lubrificação ocasiona desgaste precoce de todo o sistema, além de gerar um ruído bem desagradável. Lubrifique sua corrente e retire o excesso com um pano para evitar acumulo de poeira.

Aperto das Blocagens (Speed e MTB)

Este item pode ser crítico, principalmente nas bikes de estrada onde há muita torção lateral. As blocagens podem bambear e aos poucos comprometer os cubos. Não é comum ocorrer acidentes gerados por solturas de rodas, mas é melhor não arriscar.

Cabos de Aço (Speed e MTB)

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Os cabos costumam arrebentar sempre onde há torções, apertos ou nas extremidades, ou onde há maior incidência de força. Se o cabo tiver fios rompidos, troque-os imediatamente. Ficar sem uma das relações, seja a dianteira ou traseira, durante o treino é trágico e pode lhe render algumas subidas empurrando. Dá para resolver momentaneamente montando a corrente em uma única relação, mas isto lhe custará a corrente pois ela torcerá e deverá ser substituída.

MAIS:  3 coisas super fáceis de fazer na bicicleta e que todo mecânico de bike vai agradecer se você fizer

Pressão da Suspensão (MTB)

A suspensão não costuma perder pressão. O objetivo aqui não é manter a calibragem do ar, e sim checar se a pressão do óleo está correta. Basta pressioná-la antes do treino. O que pode ocorrer com maior frequência é o rompimento do reservatório de óleo e seu vazamento. Manutenção periódicas de acordo com a previsão do fabricante são fundamentais. Se constatar anormalidade na pressão não pedale. Leve a bike na sua oficina de confiança para evitar prejuízos maiores.

Folga na Gancheira (Speed e MTB)

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A folga na gancheira é muito comum. Ela pode ocasionar falhas na troca de marchas e desgaste precoce da relação. Com a gancheira bamba a corrente pode “embolar” e aí sim gerar um problema muito maior como a quebra do passador traseiro e da própria gancheira, além de torções na corrente.

Há algum ítem à mais que você considera importante checar? Deixa sua opinião abaixo:

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