1. Home
  2. Notícias
  3. Competições
  4. Brasil brilha no Pan-Americano de MTB na Colômbia com Avancini, Cocuzzi e vários outros
Brasil brilha no Pan-Americano de MTB na Colômbia com Avancini, Cocuzzi e vários outros

Brasil brilha no Pan-Americano de MTB na Colômbia com Avancini, Cocuzzi e vários outros

284
0

Texto com informações oficiais da Confederação Brasileira de Ciclismo.

Fotos de: Maximiliano Blanco/CBC

Com Avancini e Cocuzzi, Brasil conquista prata e bronze no Pan da Colômbia.

Equipe brasileira de ciclismo encerrou participação com quatro medalhas de ouro, três pratas e quatro bronzes.

Com uma apresentação agressiva e muito técnica, os ciclistas brasileiros encerram suas participações no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2017, que aconteceu nas cidades de Paipa e Boyacá, na Colômbia. A equipe conquistou onze medalhas, sendo quatro ouros, três pratas e quatro bronzes. Na prova da elite, os ciclistas Henrique Avancini e Luiz Henrique Cocuzzi fizeram um excelente trabalho em equipe e conquistaram prata e bronze, respectivamente.

“Esse foi um Pan-Americano onde boa parte dos atletas chegaram com antecedência e fizeram uma boa preparação e aclimatação, então isso reflete diretamente nos resultados. O circuito era bastante difícil, técnico, mas acredito que todos estão de parabéns pelo trabalho realizado”, comentou Carlos Polazzo, técnico da seleção.

henrique avancini e cocuzi no pódio do pan-americano de mountain bike 2 - bike tribe.jpg

Chegando de uma maratona de provas na Cape Epic, onde foi considerado um dos grandes destaques da competição – vencendo duas etapas e liderando a prova por cinco dias – Henrique Avancini desembarcou motivado a brigar pela vitória da principal competição continental. Após uma forte largada, a liderança da prova acabou ficando com o argentino Catriel Soto (campeão em 2016) enquanto Avancini e Luis Henrique Cocuzzi trabalharam duro para manter o Brasil com dois atletas no pódio.

Campeão em 2015, o brasileiro entrou na disputa como favorito e desde o início buscou estar entre os líderes. Depois de superar duas quedas durante o percurso, Avancini acabou recuperando o tempo perdido e somou sua décima medalha em Pan-Americanos, terminando com a prata, seguido de Luiz Henrique Cocuzzi com o bronze. A vitória ficou com o argentino Catriel Soto. Guilherme Gotardello terminou na 15ª colocação, Rubens Donizete em 16º, Carlos Olimpio em 18º, Mario Verissimo em 21º e Sherman Trezza em 23º.

“Não esperava chegar tão bem fisicamente, considerando que eu estava competindo em uma prova de oito etapas a uma semana atrás. Mas consegui me adaptar bem a altitulde de 2600 metros, fiz uma boa prova, mesmo faltando lucidez em determinados momentos, que acabaram acarretando em dois tombos (3ª e 4ª voltas), consegui me recuperar e ficar bem fisicamente para disputar a medalha de prata com o Cocuzzi, que também fez uma excelente prova. Agradeço de coração a torcida de todos e apesar de não conseguir conquistar o ouro podem ter certeza que fiz o meu melhor”, declarou Henrique Avancini.

henrique avancini e cocuzi no pódio do pan-americano de mountain bike 3 - bike tribe.jpg

Na prova feminina, Raiza Goulão largou na segunda colocação e brigou pela liderança boa parte do percurso. Mas a partir da terceira volta acabou sofrendo com problemas estomacais e foi perdendo posições, terminando na quinta colocação. A medalha de ouro ficou com a americana Erin Huck, seguida pela Mexicana Daniela Campuzano com a prata, e a argentina Maria Agustina com o bronze.

Destaque Sub-23

Na categoria Sub-23, a equipe brasileira também foi destaque com o ciclista José Gabriel, que conquistou a medalha de prata. Gabriel, que por muito pouco não ficou com o ouro, terminou a prova com menos de um minuto de diferença para o campeão, Jose Ulloa, do México. O colombiano San Pietralunga completou o pódio. O Brasil ainda contou com Bruno Lemes na 11ª posição, Mario Couto na 13ª, Edson Resende Junior na 14ª, Erick Bruske na 29ª e Samuel Marotta na 45ª posição.

henrique avancini e cocuzi no pódio do pan-americano de mountain bike 4 - bike tribe.jpg

Entre as mulheres, Karen Olimpio terminou no TOP10 conquistando a sétima colocação. Larissa da Silva ainda finalizou na 13ª posição. A argentina Luciana Roland levou a medalha de ouro, seguida pela mexicana Vega Monica com a prata e a colombiana Mera Leidy com o bronze.

Top3 por nação

Configurando entre os primeiros lugares do pódio em quase todas as disciplinas e categorias, a delegação brasileira encerra sua participação no Pan da Colômbia com a sensação de dever cumprido.

Ao longo de cinco dias de competições o Brasil conquistou onze medalhas e terminou como a segunda melhor nação na classificação geral. A vitória ficou com a colômbia e o terceiro lugar com a argentina.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO

Guilherme Guimarães Guedes Editor e produtor de conteúdos para o site BikeTribe.com.br. Atleta amador de Mountain Bike. Participo de competições por todo o Brasil. Administrador da Equipe Bike Tribe Team. Treinador: Prof. Daniel Adário da Adário Consultoria Esportiva
Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow