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As melhores fontes de proteínas para ciclistas

As melhores fontes de proteínas para ciclistas

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Já não é novidade que as proteínas são fundamentais para nós ciclistas. Elas garantem nossa construção muscular e são fundamentais no processo de recuperação pós treino e competições.

Há algumas outras coisas que precisamos saber…

Veja as sugestões para escolher adequadamente suas fontes:

A primeira sugestão na escolha de fontes de proteína é evitar comer animais que foram alimentados com grãos.

A melhor opção vem de animais que foram alimentados com capim e pastavam. Você pode comprar estas carnes diretamente de uma fazenda local ou encontrar algum pequeno açougue que adquira suas carnes de pequenos produtores. A segunda melhor opção é a fonte “orgânica”. Por exemplo, peixes pescados tem quatro vezes mais ômega-3 do que aqueles de criadouros, alimentados com milho.

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Ao escolher as nossas fontes de proteínas, um conceito fundamental é o valor biológico (VB).

Isto tem à ver com a proporção de proteína absorvida a partir de um alimento e que ficão incorporada nas proteínas do nosso corpo.

Há uma razão para qual os ovos são chamados de “alimento perfeito” – sua VM é 100%. Isso significa que nossos corpos podem usar toda a proteína em um ovo (desde que não tenhamos alergia ou sensibilidadeàa eles).

O leite de vaca tem um valor biológico de 91%, é por isso que sempre foi considerado uma opção saudável para as crianças, pois a proteína é o nutriente de construção essencial para o crescimento. O problema, é claro, é que o sistema imunológico reconhece o leite como uma toxina, portanto apesar de ser uma ótima fonte de proteínas não é aconselhável ingerí-lo.

Peixes tem uma VB de 83%.
A caseína (uma das proteínas no leite muitas vezes encontrados em proteínas em pó) tem uma VB de 80%. A carne bovina também tem 80%. A soja é 74%. Frango 79%. O trigo 54%. O VB dos grãos são inferiores a 50%.

Estes números traduzem o quão difícil é fazer com que a proteína usável seja o suficiente quando se segue uma dieta vegetariana.

Os vegetarianos são tipicamente deficientes em proteínas (apesar de afirmarem que não), e é por isso que muitas culturas diferentes como fonte de proteínas as carnes de soja em conjunto com vegetais ricos nesta substância.

O feijão mexicano, milho, soja japonesa, arroz, feijão vermelho, arroz indiano e alguns tipos de leguminosas e cereais fornecem uma refeição que é rica em todos os aminoácidos essenciais.

Sempre que possível, evite carnes vermelhas e peixes criados em viveiros pois elas contêm antibióticos e hormônios . Todos nós já ouvimos como o peixe é um excelente alimento. Eles possuem um alto valor biológico e são carregados com gorduras boas que alimentam nosso cérebro garantindo crescimento e melhoras nas nossas atividades cognitivas além de reduzir o risco de doença cardiovasculares.

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De todas as vitaminas e minerais que você pode ingerir, nutricionistas em todo o mundo concordam que o ômega-3 encontrado em concentrações elevadas nos peixes de água fria, que são os nutrientes mais ideais para o corpo humano. Eles são cardioprotetores, ou seja, reduzem níveis elevados de colesterol e são uma matéria-prima principal para células cerebrais saudáveis.


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As escolhas mais saudáveis são os peixes pescados! Evite os criados em fazendas. Salmão criado em fazenda tem seis vezes menos ômega-6. Estudos sugerem que perdemos cerca de dois terços dos benefícios cardioprotetores das gorduras saudáveis com os salmões criados em fazendas.

A menos que não tenha jeito mesmo, evite carnes processadas, como bacon, salsicha, carne seca, ou carnes enlatadas. Muitas vezes, estes alimentos são aromatizados com açúcar, contêm glúten como um agente de ligação, e são lotados de conservantes.

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Os ovos podem ser utilizados para uma grande variedade de refeições rápidas e saudáveis. Procure por produtos “orgânicos”, ou seja, aqueles de pequenos produtores que ainda criam seus animais através de culturas tradicionais. É fácil identificar um ovo “bom” de um menos saudável: pela cor da gema… Ovos de criações tradicionais são mais alaranjados, enquanto os ovos de “granja” são amarelos puros.

Este artigo foi publicado originalmente no Rodale Wellness.

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