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Algumas dicas para subir melhor com sua bicicleta, no MTB ou Ciclismo

Algumas dicas para subir melhor com sua bicicleta, no MTB ou Ciclismo

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Não importa qual é o seu nível, melhorar sua técnica de escalar com a bicicleta irá lhe poupar tempo e energia em subidas e deixará você muito mais competitivo.

Algumas atitudes são fundamentais para tornar-se um bom escalador. E como todos nós já sabemos, as corridas são vencidas nas montanhas.

Quando você se aproxima de uma subida, deverá agir rapidamente para encontrar uma relação de marchas adequada para evitar forçar uma mudança de marchas bruscas no meio do caminho.

A maioria das relações do Mountain Bike não foi projetada para realizar trocas de marchas sob muita pressão. É muito comum ocorrer torções ou quebras de corrente, quebras de gancheiras ou até mesmo quebra do câmbio traseiro.

Você deve desenvolver as suas habilidades de análise de terreno para saber identificar com qual relação atacar uma subida e ir cambiando à medida que vai ficando mais íngreme ou mais longa.

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Não adianta entrar em uma subida com uma relação muito pesada, pedalando em pé, fazendo muita força para manter a velocidade. Se a subida for longa você não suportará o ritmo e diminuirá bruscamente tendo que fazer muitas trocas de marcha. Isso poderá prejudicar todo sua relação.

Fazer muita força não é o mais adequado. Procure manter uma cadência maior, ou seja, girando mais vezes o pedal. Sempre que puder mantenha a cadência utilizando um peão menor. Isto lhe dará mais velocidade e ajudará a regular sua frequência cardíaca evitando fadiga precoce.

subidas-ciclismo-mountain-bike-4-bike-tribeEscalar subidas íngremes com a Mountain Bike apresenta outros problemas.

Quando a inclinação aumenta há uma tendência da dianteira ficar leve, ou “boba” como chamamos. O seu peso se concentrará na parte traseira. Se você não compensar isto poderá sofrer.


Em uma competição realizada em Minas Gerais havia uma serra brutal. Depois de muitos quilômetros subindo ela ganhou uma inclinação de aproximadamente 28 a 30%. Como o ciclista já estava desgastado, não balanceou seu peso adequadamente sobre a bicicleta e ao passar por uma valeta a roda dianteira, “boba” escapou e ele teve que tocar o chão com os pés. A inclinação era tamanha que foi impossível arrancar novamente. Ele teve que empurrar e perdeu todas as posições que conquistou ao longo da subida.


Se você não compensar isso, eventualmente, a roda dianteira da bicicleta também poderá levantar-se do chão empinando a frente. Transfira o seu peso para a frente movendo-se para a ponta do selim e abaixe seu tórax na direção da mesa. Desta forma você equilibrará a pressão sobre a dianteira e traseira e melhorará o controle da bicicleta.

subidas-ciclismo-mountain-bike-2-bike-tribeOutro benefício deste posicionamento é a dinâmica da pedalada. Você passará a pisar no pedal como se estivesse subindo um degrau alto. Isso transferirá mais força para o pedevela e diminuirá sua fadiga.

Algumas subidas são tão íngremes que mover o corpo para frente não é o suficiente para manter o controle da bike. Você terá que sentir o comportamento das rodas para decidir o quanto levantar, baixar ou movimentar-se sobre o selim para evitar comprometer a aderência da roda traseira.

Dependendo da situação, a falta de aderência pode acabar com sua subida e te forçar a empurrar.

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Se precisar descer da bicicleta e empurrar, esta é uma opção. Saiba que isto desperdiça muita energia e pode comprometer seu desempenho. É comum ouvir ciclistas reclamando que após uma longa subida empurrando, a força diminuiu e começou a sentir câimbras.

Isto é explicado pelo fato de terem trabalhado músculos diferentes e terem forçadamente realizado um tipo de alongamento inadequado na parte posterior da perna devido a rigidez do solado da sapatilha.

Uma das coisas que mais influenciam no seu desempenho nas subidas com sua bicicleta é o seu peso corporal. Carregar excesso de gordura ladeira acima é sempre mais difícil. Cuide logo disso.

E lembre-se… Escalar melhor requer treinamentos duros.

MAIS:  O fortalecimento muscular no treinamento de ciclismo... o segredo para ficar bruto!!!

Não adianta temer a subida, fugir, cortar caminho, empurrar a bike toda vez que se deparar com uma ladeira desafiadora.

Seja persistente e alcance seus objetivos.

Tem alguma dica? Utiliza alguma técnica interessante? Compartilhe, deixe seu comentário abaixo.

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