Home Colaboradores 8 hábitos que diferenciam os melhores ciclistas dos demais
8 hábitos que diferenciam os melhores ciclistas dos demais

8 hábitos que diferenciam os melhores ciclistas dos demais

8.71K
0

Tornar-se um campeão do Tour de France ou simplesmente conquistar um KOM no Strava depende de muitos fatores, no entanto um deles, o mais importante é o que vai definir o sucesso do ciclista e torná-lo um excelente atleta.

E este fator é a sua FORÇA DE VONTADE.

A força de vontade está diretamente ligada ao que o ciclista está disposto a abrir mão e as coisas que ele se condiciona a fazer diariamente. As coisas que ele transforma em hábito.

Você já leu o livro “O Poder do Habito“? Se não, leia!

Eu venho analisando vários atletas durante meus 15 anos como treinador e posso afirmar que alguns hábitos podem ser observados, sem exceção, em alguns deles. Estes hábitos são os que muitas vezes diferenciam os melhores e os medianos.

Depois de analisar vários atletas, tando os que eu treino, quanto os meus adversários, compilei os 8 hábitos que os melhores ciclistas não dispensam e fazem questão rigorosa de seguir.

O melhor disso tudo é que estes hábitos podem ser adotados por qualquer ciclista, de qualquer nível. E quando eles passam a fazer parte da rotina, o desempenho dá saltos gigantescos.

Vamos lá. Aproveitem mais este incrível post cuidadosamente preparado por mim para os leitores do BikeTribe.

8 hábitos que diferenciam os melhores ciclistas dos demais

Manter a bicicleta em perfeitas condições

10 erros cometidos até por ciclistas experientes 1 - bike tribe.jpg

“A maior diferença entre os atletas profissionais e os amadores são seus equipamentos”, diz o mecânico de bikes da BikeForce, Eduardo Campos. Mas quando ele fala isto, não está se referindo ao fato de atletas profissionais terem acesso a equipamentos mais caros e modernos, e sim ao fato deles manterem suas bicicletas em perfeitas condições em todos os momentos.

MAIS:  10 erros de manutenção que até os bikers experientes cometem

Claro que há profissionais de grandes equipes que tem à sua disposição mecânicos, mas a grande maioria dos ciclistas de ponta fazem a própria manutenção de seus equipamentos.

Aprender a dar manutenções básicas e entrar em sintonia com a sua bicicleta são fundamentais. Há coisas que o ciclista precisa saber fazer, até porque não terá uma oficina sempre por perto: regular as marchas, da manutenção nos freios, desempenar um disco, corrigir grandes empenos de rodas, trocar cabos e consertar pneus furados.

MAIS:  3 coisas super fáceis de fazer na bicicleta e que todo mecânico de bike vai agradecer se você fizer

Outra coisa que ciclistas profissionais não admitem são sujeiras. Suas bicicletas estão impecáveis em todos os treinos. Desta forma eles garantem que todo o sistema funcionará perfeitamente.

Dar a volta por cima

manter o peso no inverno 5 - bike tribe.jpg

Depois de um dia ruim, uma corrida desastrosa ou uma semana de treinamentos fraca eles não se abatem pois sabem que no dia seguinte surge uma nova oportunidade para melhorar.

Claro que em alguns momentos, todos nós podemos sofrer com sentimentos ruins.

MAIS:  5 principais habilidades exigidas no Mountain Bike

No entanto não há muito tempo para isto. A estratégia é analisar onde erramos, aprender com as falhas e planejar ações para melhorar os treinamentos e resultados.

Melhorar a base

importancia do sono para ciclistas 5 - bike tribe.jpg

Tornar-se um ciclista cada vez melhor não está relacionado somente aos treinamentos de alta intensidade, especialmente se o atleta é um iniciante.

MAIS:  Tudo sobre os treinamentos de base

Os treinamentos intervalados, de tiro, se subidas, etc, são muito importantes mas não vão melhorar a resistência, que é fundamental.

Ciclistas profissionais dedicam um momento significativo à treinamentos de base. Eles utilizam o início e o final da temporada para melhorar a resistência e preparar o corpo para os treinamentos de intensidade que virão durante os períodos de competições.

Respeitar as zonas de treinamento

4 grandes exercícios para os dias que você está com o tempo curto 4.jpg

Ciclistas profissionais realizam treinamentos muito duros para aumentar sua potência, mas isto não acontece o tempo todo. Em períodos específicos a carga de treinos diminui e eles entram em estágios de recuperação para voltar mais forte nos dias seguintes.

Os trabalhos de recuperação e descanso são importantes e eles são fundamentais para que os atletas se recuperem o suficiente para os próximos treinamentos intensos.

MAIS:  7 sinais de que você está com overtraining e precisa se cuidar

O maior erro de alguns ciclistas é sempre sair para treinar forte. E isto se agrava quando os treinamentos são realizados em dias seguidos, consecutivos.

Eu ainda acrescentaria que aqueles que treinam baseados na frequência cardíaca podem se beneficiar, no entanto aqueles que treinam baseado na potência (com medidores de potência) evoluem muito mais pois conseguem monitorar com mais precisão e correlacionar informações como Potência Aplicada / Tempo / Percurso / Zonas de Treinamentos. Eu ainda afirmo que independente do método de treinamentos, o importante é respeitar os planejamentos.

MAIS:  Por que o sono é vital para a recuperação e desempenho dos ciclistas?

Alimentar-se adequadamente antes dos treinos

manter o peso no inverno 2 - bike tribe.jpg

Um ciclista profissional sabe que uma boa nutrição começa muito antes de começar a pedalar. Alimentar-se de forma saudável pode não ser tão bom quanto comer guloseimas e coisas altamente calóricas, mas vai contribuir com a evolução ao longo do tempo.

MAIS:  Os super alimentos que os ciclistas devem consumir para melhorar sua performance

Concentrar-se em comer adequadamente traz melhoras no médio e longo prazo pois abastece o corpo com todos os nutrientes e vitaminas, além de manter o atleta leve, magro e saudável.

Buscar aprimorar as habilidades sempre

xco mountain bike uma analise 4 - bike tribe.jpg

Não importa quantas vezes o ciclista treina, quantas horas ele dedica à base, quantos treinamentos específicos de subida, tiro, contra relógio ele faz, sempre há oportunidade para melhorar.

MAIS:  O fortalecimento muscular no treinamento de ciclismo... o segredo para ficar bruto!!!

Por mais veloz e mais habilidoso que o ciclista seja, sempre haverá alguém mais rápido e com melhor pilotagem, portanto sempre é necessário aprimorar todas as competências em cima da bicicleta.

Ciclistas profissionais nunca estão satisfeitos com seu desempenho. Sempre encontram formas de evoluir.

Ser honesto com o treinador

7 coisas fáceis de fazer para tornar-se um ciclista mais rápido 2 - bike tribe.jpg

Quando se trabalha com um treinador, muitas vezes deixa-se de passar detalhes sobre os treinamentos diários, especialmente quando eles foram bons. Isto pode prejudicar demais a evolução.

Os ciclistas tops informam todos os detalhes sobre o treinamento aos seus coachs pois desta forma fornecem informações para que eles planejem os próximos treinamentos com muito mais qualidade.

MAIS:  As zonas de treinamentos e como monitorar o treinamento

A melhor coisa que um ciclista pode fazer é fornecer o máximo de detalhes sobre os treinamentos aos seus técnicos. Isso garante muito mais qualidade ao se planejar os próximos dias.

Os amadores que não possuem um treinador podem acompanhar suas evoluções através de monitoramento das suas médias de frequência cardiaca em determinado trecho, pelas estatísticas do Strava ou por contra relógios em circuitos pré definidos.

Descansar

importancia do sono para ciclistas 2 - bike tribe.jpg

Os melhores ciclistas descansam corretamente. Amadores gastam tanto tempo planejando seus treinos com seu treinador que esquecem de planejar os períodos de recuperação.

MAIS:  O fortalecimento muscular no treinamento de ciclismo... o segredo para ficar bruto!!!

Os profissionais não dispensam a oportunidade de recarregar suas baterias de forma ativa. Este método inclui alongamentos, yoga, pedaladas recreativas num ritmo muito fácil (e esta é a hora de pedalar com aqueles amigos que não treinam ou que estão iniciando), ou fazem outros esportes de forma bem moderada como jogos com bola, trekking, ou simplesmente passear com o cachorro.

Um erro comum entre amadores é achar que todo treino deve ser duro.

E você? Está se comportando como um grande ciclista? Se precisar de ajuda e quiser fazer parte do Programa de Treinamentos Kadinho, clique aqui.

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

Bike Tribe Um site para apaixonados por Mountain Bike e Ciclismo. Dicas de treinamentos, nutrição esportiva, técnicas, equipamentos e muito mais. Todas as informações para os amantes das bicicletas. Fale conosco para divulgar seus produtos e serviços. Seja um articulista.
Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow