Home Dicas Top 8 dicas para lavar o uniforme de bike e mantê-los com aparência de novo
8 dicas para lavar o uniforme de bike e mantê-los com aparência de novo

8 dicas para lavar o uniforme de bike e mantê-los com aparência de novo

10.14K
0

Bons conjuntos de ciclismo são caros, e você vai querer que eles durem, certo?

Mas eles devem, além de durar, manter um odor agradável e continuar com suas cores vivas, como novas.

Uma das coisas mais destrutivas para os tecidos técnicos usados em kits de ciclismo é a lavagem inadequada. Você deve sempre ler as instruções de cuidados que vem com sua roupa.

Preparamos algumas dicas de lavagens básicas para reduzir o desgaste, combater odores e manter o seu uniforme sempre com aspecto de novo.

1. Faça uma pré lavagem

Se você acabou de chagar de uma pedalada com sua mountain bike enlameada de barro, ou de speed com aquela marca de sujeira espirrada nas costas você deverá lavar com uma mangueira seu uniforme assim como lava a sua bike, capacete e sapatilhas, na hora que chega em casa. Se você jogar suas roupas em um balde ou cesto de roupa suja sem dar este trato inicial, com certeza estará reduzindo a vida útil dos equipamentos. Guardar as roupas muito sujas para lavar o “grosso” depois irá comprometer as fibras.

2. Se você não lavar seu kit imediatamente, pelo menos pendure-o

Independente de ter pedalado na lama ou chuva, ao voltar para casa e não puder dar a primeira lavada, pendure as roupas em um varal. Simplesmente atirar no cesto vai manter as roupas suadas e enroladas até o dia da lavagem. Manchas e bactérias causadoras de odor e bolores irão surgir. Se não puder lavar imediatamente pendure-as, mas lembre-se que o adequado é lavar o quanto antes.

3. Evite mau cheiro, lave após cada utilização

Este é um tópico polêmico. Alguns dizem que quanto mais você lava suas roupas, mais rápido eles vão se desgastar e, portanto, se você fizer apenas uma pedalada curta poderá usar o uniforme de novo.
Mesmo que o seu suor evapore no trajeto até em casa as bactérias ainda estarão presente. Usar aquela uniforme novamente poderia trazer o terrível cheiro de suor, a “subaqueira”. Eles podem nunca mais sair!

4. Velcro destrói…

Nada vai destruir seus tecidos técnicos mais rápido do que Velcro! Ele vai desfiar tudo que tocar, forma as “bolinhas” que deixam qualquer tecido novo com aspecto de velho e “surrado”. Não lave ítens que possuam Velcro junto com suas roupas de pedal. Quase todas as luvas possuem Velcro.

5. Feche os zippers

Zippers pode prender-se nas frestas da máquina de lavar, se perderem ou ainda grudarem em outras roupas e causar danos. Para evitar basta fechar o zipper atém em cima antes de lavar na máquina.

6. Sobre detergentes e amaciantes

Roupas de ciclismo normais, básicas, podem ser lavadas com detergente e amaciantes. Jamais use alvejantes, água sanitária e se possível evite produtos com química muito pesada, para lavagens intensas. Para manter aquele bonito branco branco, deixe de molho antes de lavar com vinagre branco ou “Oxyclean”. Atenção: amaciantes são altamente prejudiciais para vestuários anti umidade e impermeáveis… eles atacam e removem a película repelente de água. Evite ao máximo!

7. Frio e delicado

Apesar de submetermos nossas roupas de ciclismo à mais extremas condições, eles são tecidos delicados. Para manter a qualidade e vitalidade das roupas por mais tempo sempre utilize as configurações para tecidos delicados e sempre lave-os com água fria.

8. Evite o secador de roupas

O calor pode causar encolhimento, danos aos materiais ou até mesmo a queima de fibras. Não utilize o secador de roupas… roupas de ciclismo devem secar naturalmente, no varal. Tecidos técnico secam rapidamente e você não terá que esperar por muito tempo. Se for necessário usar um secador, certifique-se de configurá-lo com potência mínima, mas fique de olho para não danificar seus uniformes.

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

Bike Tribe Um site para apaixonados por Mountain Bike e Ciclismo. Dicas de treinamentos, nutrição esportiva, técnicas, equipamentos e muito mais. Todas as informações para os amantes das bicicletas. Fale conosco para divulgar seus produtos e serviços. Seja um articulista.
Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow