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7 conselhos sobre ciclismo que já estão super ultrapassados

7 conselhos sobre ciclismo que já estão super ultrapassados

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Algumas verdade que ainda são ditas por ai sobre o MTB e ciclismo já estão fora de moda! No entanto a escasses de informações sobre nosso esporte ainda nos fazem acreditar nelas.

Veja algumas:

Conselho ultrapassado #1 – As massas são ótimas fontes de energia para ciclistas

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Isso é argmento do passado!

A nutrição esportiva já evoluiu e o que era verdade antes, hoje já foi desmistificado.

Claro, comer massas vai oferecer doses de carboidratos importantes para a energia do ciclista, no entanto, junto com este carbo, serão ingeridos gorduras e açucares que se transformarão em peso morto no seu corpo.

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As melhores fontes de carboidratos, segundo estudos são os provenientes especialmente de vegetais não processados, e por isto a batata doce, mandioca, inhame, beterraba e aveia são as melhores fontes.

Mas ao contrário do que se acreditava, os carbos não são isoladamente os alimentos mais importantes para os ciclistas. Tudo vai depender do momento.

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No pós treino por exemplo, a proteína é muito mais importante, já que ela será responsável pela regeneração muscular.

Durante as semanas de treinamentos, alguns pesquisadores vem apontando que o consumo de gorduras é muito benéfica, já que elas fornecerão energia com mais qualidade sem levar junto os malefícios que os carbos oferecem.

Já na semana de provas, especialmente nos 3 dias que a antecede, uma supercompensação de carbo pode ser muito positiva.

A grande verdade é que há vários estudos, varias correntes e várias praticas. O mais importante é buscar um profissional que irá lhe ajudar a se alimentar corretamente para atingir seus objetivos.

Conselho ultrapassado #2 – Bicletas, quanto mais leve, melhor

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Pegue as duas bikes mais tops de Nino Schurter, uma full e uma hard, e pese as duas.

Qual será a mais pesada?

Então por que ele correu toda a temporada 2017 com uma bike full, já que quanto mais leve a bicicleta, melhor?

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Claro, uma bicicleta leve é sempre bom, mas hoje em dia alguns equipamentos, apesar de um pouco mais pesados, dão muito mais eficiência para a bike, mesmo que pesem um pouco mais.

Quer exemplos?

  • Uma suspensão 80mm pesa bem menos que uma suspensão 120mm, no entanto o ganho de performance nas decidas com um curso maior é infinitamente superior;
  • Teoricamente pneus 1.9, 2.0 rolam melhor e são mais leves, no entanto os pneus 2.3, 2.4 estão dominando o mercado das MTBs pelo superior controle e estabilidade que eles oferecem;
  • Um canote retrátil representa um peso à mais na bike, no entanto ele pode ser visto equipamento bicicletas de muitos em etapas de Copa do Mundo e Mundial de XCO;
  • Um quadro full jamais será mais leve que um quadro hard de mesmo nível, no entanto as full já são unanimidade entre os tops.

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Quer ganhar efiência com a perda de peso? Foque na perda de gordura e aumento de massa magra! Isso sim vai fazer diferença de verdade!

Conselho ultrapassado #3 – Ciclista que malha fica com musculatura rígida e perde eficiência

perder peso 5 - bike tribe.jpg

Isso é um mito, e deixar de malhar por este motivo é um grande erro que os ciclistas cometem.

Todo ciclista de elite malha, e pesado! Duvida? Procure o documentário “The Hunt Of Glory” que mostra a preparação de Nino Schurter para as Olimpíadas do Rio16 e assista as séries de treinamento de força que ele faz na academia. O cara puxa ferro demais!

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Claro, lógico e evidente que os exercícios que ele faz estão longe de ser semelhantes aos de um alterofilista!

No entanto, assim como nós do Bike Tribe e Adário Consultoria defendemos a muito tempo, os treinamentos de musculação são fundamentais para gerar a força suficiente para gerar potência no pedal.

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Conselho ultrapassado #4 – Treinamento de base é para fazer longões

mulheres cabelo capacete bicicleta 4 - bike tribe.png

Até então acreditava-se que treinamento de base bom é treinamento de base onde o ciclista passa horas na bike girando em Z2, ou seja, leve.

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Isso já era!

O treinador Daniel Adário já falou sobre as novas tendências de treinamentos onde são inseridos exercícios de potência e força na planilha, e com isto aumenta-se muito a preparação do ciclista para as fases de treinamentos específicos. O vídeo está disponível no nosso Canal do Youtube aqui.

Vário dos seus atletas já estão praticando este método novo e apresentando resultados muito satisfatórios.

Conselho ultrapassado #5 – Equipamentos da China não prestam

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Isso já não é mais verdade!

Até então acreditava-se que equipamentos chineses eram meras réplicas sem qualidade das grandes marcas, muitas vezes mascaradas como equipamentos OEM, ou seja, fabricados sob o mesmo processo dos bons, só que sem estampar as suas logos.

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Ainda existem muitos equipamentos falsificados e sem procedência por aí! No entanto, grande sites de vendas da China já estão atuando para inibir as falsificações e priorizando a venda de produtos com garantia de qualidade.

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No sites mais famosos como Aliexpress por exemplo, encontra-se marcas próprias de componentes de carbono, por exemplo, que seguem os padrões de qualidade semelhantes as das marcas mais famosas, inclusive possuindo certificações e seguindo padronizações internacionais.

Conselho ultrapassado #6 – Competição é só para profissionais

copa do mundo de xco suiça - bike tribe 4.jpg

Quem acredita que não é legal competir está perdendo uma das melhores oportunidades que o ciclismo oferece!

Competir é legal por vários motivos:

  • Motivação
  • Estabelecimento de metas
  • Viajar
  • Confraternizar com ciclistas dos quatro cantos do país

E  hoje em dia há opções de competição para todos os níveis de ciclistas. O XTerra por exemplo é uma das provas mais democráticas para os super amadores. Os circuitos reduzidos são super fáceis e tem distâncias que permitem que qualquer um se divirta.

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Quase todas as provas hoje em dia tem categorias amadoras como por exemplo as categorias Nelore, Sport, Peso Pesado, Duplas Mistas, etc, que favorecem a participação de quem não treina e não está tão em forma para encarar as categorias oficiais.

Experimente! Você nunca mais vai querer ficar de fora.

Conselho ultrapassado #7 – Quer ficar brutão? Então treine duro

manter o peso no inverno 7 - bike tribe.jpg

O ciclista que sai para treinar e encara cada treino como se fosse uma competição vai ver melhoras muito grandes num curto espaço de tempo, no entanto num prazo bem reduzido verá sua performance cair a tal ponto que começará a sobrar até para os mais fracos.

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Isto acontece pois os ciclistas mal orientados tem uma tendência de negligenciar os períodos de recuperação.

Todas pedalada é realizada no máximo de potência. Assim o corpo não tem tempo de se regenerar para voltar mais forte.

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Os treinamentos devem obdecer uma ordem clara:

  1. Treinar duro
  2. Recuperar
  3. Voltar mais forte que antes
  4. Voltar ao passo 1

Quando isto é feito com orientação de um treinador os ganhos são enormes!

Concorda? Discorda? Incluiria alguma coisa na lista? Vamos conversar!!!

Bike Tribe Um site para apaixonados por Mountain Bike e Ciclismo. Dicas de treinamentos, nutrição esportiva, técnicas, equipamentos e muito mais. Todas as informações para os amantes das bicicletas. Fale conosco para divulgar seus produtos e serviços. Seja um articulista.
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