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6 truques mentais que ajudam a alcançar seus objetivos no Mountain Bike e Ciclismo

6 truques mentais que ajudam a alcançar seus objetivos no Mountain Bike e Ciclismo

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Os seus limites no ciclismo e mountain bike são influenciados pela sua satisfação em pedalar, ou seja, quanto mais feliz, mais sucesso você terá nos seus objetivos.

Há uma satisfação especial em conseguir algo grande, seja vencer uma corrida ou terminar uma prova de longa duração. Entretanto, assim como você precisa treinar suas pernas para obter êxito, você também deve preparar sua mente.

Dra. Chelsi Day, psicólogo clínico e do esporte, e Rebecca Rusch, atleta de mountain bike maratona, campeã mundial e quatro vezes campeã do Leadville Trail 100, têm formações diferentes, mas ambos pregam a importância de treinar seu cérebro para chegar ao seu potencial máximo na bicicleta.

Aqui estão seus melhores conselhos para você se preparar mentalmente e manter o foco quando as coisas ficarem difíceis.

#1 – Planeje sua prova

Uma preparação cuidadosa, antecipada, pode fazer a diferença entre sofrer e competir bem.

Analise os detalhes da competição com antecedência: distância, altimetria, terreno, equipamentos necessários, pontos de hidratação, sua potência em cada trecho. Ensaie mentalmente cada etapa da prova.

Psicólogos do esporte descobriram que antecipar as dificuldades e planejar as soluções mentalmente fazem com seu cérebro reaja com mais positividade à elas. Crie um mapa mental de todas as suas ações durante a competição.

#2 – Estabeleça uma rotina, evite superstições

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Rituais pré-prova constroem o cenário ideal para o sucesso!

Prepare seus equipamentos sempre da mesma forma, faça seu aquecimento seguindo um padrão, e coisas do tipo – rituais ajudam a sua mente a focar no compromisso que virá! –“Assim como os cães de guarda que reagem à estímulos”, diz Dra. Chelsi Day, “nosso cérebro responde muito melhor quando submetidos à padrões”.

Enquanto alguns rituais podem leva-lo ao sucesso e deixa-lo mentalmente mais resistente, superstições podem minar seu desempenho. Se você perdeu seu amuleto, se acredita que não tomou seu café da manhã ideal, se fica preocupado ao ver um adversário que lhe venceu na última corrida, desencane! Isto só irá lhe prejudicar.

#3 – Particione os grandes esforços

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Só de pensar que terá que cumprir os 50km de uma maratona, ou terá que enfrentar os 7 dias de uma grande prova, você já ficar desanimado.

Para Rusch, que compete por 12 horas em um evento, quebrar esta empreitada em etapas lhe ajuda a amenizar o sofrimento. –“Eu divido a competição em pequenas metas como por exemplo vencer uma grande subida, completar os 20km iniciais, terminar a primeira metade da prova entre os 10 primeiros, etc. Desta forma, vencendo pequenos desafios, minha chance de ter sucesso no final é maior”, diz ela.

O cérebro reage muito bem e se regenera quando conquistamos objetivos.

Concentre-se em partes do desafio que lhe pareçam factíveis. Crie seus próprios mantras, e vá superando parte à parte.

Os mantras são pequenas frases de incentivo. Utilize algumas frases de incentivo colados no quadro, no guidão, etc.

Dra. Chelsi Day diz que –“nosso corpo acreditam em tudo que nossa mente lhe diz”. Isto se chama auto sugestionamento!

#4 – Comemorar as pequenas vitórias

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Nem todos subirão no pódio, nem todos serão aplaudidos! Há conquistas tão importantes quanto!

Algumas provas são tão duras que simplesmente completar já deve ser motivo de comemoração.

Só o fato de participar daquela competição que você sempre quis já deve ser comemorada.
-“É muito fácil sentirmos derrotado” diz Dra. Chelsi Day. Somos educados para sermos os melhores sempre e pecamos ao enxergar as coisas somente pela “ótica do fim”. Os meios são ignorados e não conseguimos visualizar pequenas vitórias.

Podemos não alcançar o pódio, mas podemos ter mantido uma média de velocidade melhor, podemos ter vencido daquele adversário que sempre chegou na nossa frente, podemos ter completado a prova sem nenhum problema mecânico, etc. Tudo isto deve ser festejado.

Ideias negativas em sua mente geram mais situações negativas. Uma vez que o pensamento pessimista se aloja em seu cérebro, é muito difícil bloqueá-lo.

Rusch utiliza uma técnica muito interessante: durante seu planejamento para as grandes provas ela estabelece pequenas metas e identifica cada uma com um adesivo colado na sua bike. À medida que conquista estes objetivos ela retira o adesivo correspondente e descarta-o. Ao longo da competição isto vai lhe dando a sensação de dever cumprido. –“Cada etapa vencida me motiva a querer buscar a próxima com força total”, diz ela. Isto se chama Técnica de Ancoragem, e lhe ajuda a manter o foco em pequenas metas alcançáveis.

#5 – Tenha expectativas realistas

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Mesmo com a ótima preparação, há uma série de fatores que você não pode controlar.

De acordo com Dra. Chelsi Day, pequenas metas realistas podem ajudá-lo a avançar e ir superando os desafios. Ela sugere a criação de três níveis de objetivos.

Comece planejando quais provas participará e faça de tudo para cumprir. Em seguida estipule tempos máximos para conclusão destas provas, como por exemplo determinar que completará a Etapa de Congonhas da Copa Internacional de MTB em menos de 2 horas. E num terceiro momento defina em qual faixa de posições você irá terminar uma corrida: entre os 5, entre os 10, entre os 15?

Mas não se engane! Não espere atingir objetivos sem esforços somente contando com fatores de sorte.
Cumprir suas metas realistas irá lhe ajudar a aumentar gradativamente a dificuldade das próximas, e com isto, forçar uma evolução consistente.

#6 – Faça o que funciona para você

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“Eu acho que a resistência mental é essencialmente malandragem”, diz Dra. Chelsi Day. “Como podemos enganar-nos em continuar quando todas as mensagens que seu corpo está enviando dizem o contrário?”

A resposta para essa pergunta é diferente para cada atleta e –“só você pode decifrar o código desta comunicação”, completa ela.

O que ela quer dizer com isto é que você deve aprender sobre você mesmo e ir acumulando conhecimentos de forma a aprimorar o seu domínio sobre sua própria mente.

Quando alcançar este domínio você conseguirá controlar suas emoções e será possível desenvolver uma mente vencedora capaz de levar seu corpo ao sucesso.

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