Home Dicas Top 6 motivos que fazem você parar de perder peso
6 motivos que fazem você parar de perder peso

6 motivos que fazem você parar de perder peso

7.15K
0

Perder peso é uma batalha! E como qualquer boa luta, você nem sempre sai ganhando. No início, você vai bem, perde peso em qualquer pequena iniciativa, seja ela uma dieta, um aumento nos exercícios, a substituição de alguns alimentos. Depois de um tempo os números começaram a diminuir até que eles ficam completamente estagnados.

Você atinge o tão temido ápice da perda de peso!

É muito chato quando a sua perda de gordura diminui. O que não sabemos é que esta estagnação é completamente normal.

Eu passei por este problema! Medindo 1,74m cheguei a pesar 78kg quando decidi encarar um programa de redução de peso através da ajuda de um nutricionista.

Os meus 3 primeiros meses foram incríveis e logo atingi minha meta intermediária de pesar 70kg. Um peso ideal para um ciclista amador que queria manter-se leve para pedalar melhor. Mas eu queria chegar no 68,5kg!

Nos meses seguintes não conseguia baixar mais nenhuma grama. Em algumas semanas percebia até mesmo um leve aumento do peso, e me esforçava na semana seguinte para recuperar.

Isto me preocupou e eu voltei ao meu nutricionista e conversei bastante com meu treinador, Ricardo Leite da Kadinho Treinamentos Esportivos.

Compartilho com vocês tudo que eles me explicaram:

Segundo o nutricionista, quanto mais magro você fica, mais difícil fica perder aqueles últimos quilos para alcançar sua meta. Quando você começa a perder peso, seu metabolismo começa a desacelerar, então você precisa comer menos calorias ou queimar mais calorias para ver a perda de peso continuar.

Independente disto, é possível continuar perdendo peso. Você só precisa refazer o seu plano de perda de gordura e agir de forma diferente se quiser ver os resultados.

Ele listou 6 razões pelas quais paramos de perder peso – e o melhor… O que se pode fazer para voltar a emagrecer.

Você come demais, mesmo quando parece que come de menos

Muitas pessoas desvalorizam a importância do tamanho das porções, disse o nutricionista. Você pode pensar que a quantidade de alimentos que você come não faz mal, no entanto pequenos excessos podem fazer toda a diferença quando a meta envolve poucas gramas de perda de gordura. Um exemplo: digamos que você adiciona diariamente 1 colher de sopa de pasta de amendoim ao seu lanche. Isto representa 120 calorias diárias, 840 calorias extras por semana. Parece pouco, mas a medida que você se aproxima da sua meta final estas poucas calorias podem representar muito.

MAIS:  Café da manhã para ciclistas... O que comer em cada situação?

Se você parou de emagrecer precisa dar mais atenção ao controle das quantidades. No início da minha dieta, só de substituir alguns alimentos e me reeducar eu já perdia peso… No final, calcular corretamente as quantidades de acordo com o protocolo estabelecido pelo nutricionista foi fundamental. 80g de batata doce são 80g de batata doce, nada mais!

Você precisará adotar algum método para medir as quantidades planejadas, preferencialmente com uma balança, e seguir.

Você acha que por ser atleta pode comer demasiadamente

Qual é o dano de uma coxinha com coca-cola depois de um treino duro? Nenhum, certo? Bem, esse tipo de mentalidade pode reduzir a sua perda de peso, diz Ricardo Leite, treinador de ciclismo na Kadinho Treinamentos Esportivos.

“Você pedala mais cinco quilômetros, e acha que isto lhe dá o direito de ingerir 500 calorias”, diz ele. “A recompensa geralmente excede em muito as calorias extras que você gastou.”
Estes excesso de calorias se acumulam: Se você comer um lanche extra de 500 calorias todos as vezes que treinar um pouco mais duro, no final de um mês terá ingerido uma quantidade de calorias impossíveis de queimar. -“Alguns atletas treinam duro e não sabem porque continuam com aquela “barriguinha””, diz Kadinho. -“Só que eles se esquecem dos excessos que cometem nas refeições pós treino ao ingerir doces, refrigerantes, carboidratos simples, etc”.

MAIS:  Ciclistas, qual o café da manhã ideal para perder peso?

Em vez de devorar um sundae porque você se saiu bem numa prova, escolha pequenas porções de guloseimas, sugere Kadinho, como por exemplo um bom pedaço de chocolate amargo ou uma colher extra do seu favorito sorvete sem gorduras.

Aqui está uma boa regra para seguir: Apenas 10 a 20% de suas calorias diárias devem vir comidas como frituras, massas, etc, orientou meu nutricionista. Se você sentir que não está tendo resultados, tente baixar para 10% por cento. Se você é uma pessoa ativa que ingere cerca de 2.800 calorias por dia, as guloseimas devem representar somente 280 calorias. Faça as contas!

Você pensa que você é mais ativo do que você é realmente

Quando você começar a treinar mais, pode experimentar algo chamado “inatividade compensatória”, diz Kadinho. Isso significa que você pode estar treinando mais, só que se movendo menos ao longo do dia.
Muitas pessoas cometem este erro. -“Elas fazem duros treinamentos, por exemplo os intervalados, pela manhã, e passam o resto do dia deitadas no sofá assistindo televisão”, diz ele.

MAIS:  5 maneiras para queimar gordura e melhorar sua pedalada

Isso é um erro: se você quer manter seu corpo perdendo peso ao longo do dia, precisa mantê-lo em movimento. Vá caminhando ao mercado, suba escadas, lave a bike, brinque com seu cão, varra a casa… Só não fique parado!

Mantenha seu metabolismo em atividade.

Além do mais, movimentar-se mais ao longo do dia irá mantê-lo motivado, diz Kadinho. Se treinou com a bike bem cedo, alongue-se à tarde. Se possível faça duas séries diárias, uma de bike outra de academia. Se trabalha, levante da cadeira, estique-se, caminhe, vá buscar uma garrafa de água, ao invés de mandar e-mail ou “zapzap” vá falar pessoalmente com a pessoa. Movimente-se!

Você come pouco antes do treino e se esbalda no pós treino

Aderir a uma rotina de alta intensidade aumenta o apetite, diz o nutricionista. Os treinos são tão duros que você chega em casa morto de fome e aí come tanto que recupera rapidamente as calorias perdidas.

Então, seja preventivo: Se você está saído para treinar com fome, as chances são altas de você voltar com muito, muito mais fome. Nesse caso, considere levar um lanche pré-treino para gerenciar sua fome, diz ele. Você não precisa levar algo muito pesado ou calórico, que pode fazer você se sentir desconfortavelmente cheio. Em vez disso leve alimentos que sustem e sejam leves: uma maçã, que está cheia de carboidratos simples para lhe dar energia, ou um punhado de amêndoas, que contêm boas gorduras para segurar sua fome. Ou você pode levar uma barra de proteínas que ajuda no processo de recuperação muscular.

MAIS:  BT VLog 1 | O que comer após seu treino de bike?

Se você treina antes ou depois do trabalho, você vai precisar comer e, portanto, terá que levar os alimentos de alguma forma. Se você treina antes de sua hora habitual do jantar, faça um shake de whey protein ou coma uma fatia de pão com pasta de amendoim. O importante é equilibrar a fome para não chegar na hora da refeição querendo devorar o mundo!

Você não está realizando treinamentos de força adequadamente

Kadinho diz que é muito importante considerar os treinamentos de força quando estiver buscando diminuições de peso, especialmente a musculação. Na verdade, de acordo com uma pesquisa britânica feita com ciclistas da Britain Cycling Team constatou-se que realizar treinamentos de musculação aumentam a perda de peso em 61%.

A consistência conta muito. Em um programa de perda de gordura você tem que manter uma rotina o tempo suficiente para que você possa realmente acostumar seu organismo a queimar calorias.

MAIS:  3 exercícios de musculação que não podem faltar na planilha do ciclista

“O agachamento, levantamento da terra e supino não são eficientes para os ciclistas por uma razão”, diz Kadinho. “Eles não dedicam tempo suficiente a aprender os movimentos corretamente.”

Quanto mais cedo você se tornar proficiente em um exercício, melhor ele será! Isso significa que você poderá adicionar mais peso a ele, e consequentemente ganhará e reterá mais músculos, o que lhe ajudará a queimar mais calorias ao longo do dia e afastar-se da gordura.

MAIS:  O fortalecimento muscular no treinamento de ciclismo... o segredo para ficar bruto!!!

Kadinho diz que um bom treinador, geralmente, após cerca de 4 a 6 semanas, mudam as planilhas de seus alunos para manter a motivação. -“Esta variação é fundamental para desafiar seu corpo a queimar mais gordura”, completa o treinador.

Você não se recupera corretamente

Você não vai manter ou continuar a perder peso se você está muito cansado para manter-se com o seu plano de treino durante o resto da semana. -“Não levar seu período de recuperação a sério pode fazer com que você se estabilize”, diz Kadinho. Quando você treina duro, literalmente “quebra seu corpo”, causando micro lesões nos tecidos musculares. Então você precisa dar-lhe tempo para reconstruir esse músculo antes de voltar a exigir deles.

MAIS:  7 sinais de que você está com overtraining e precisa se cuidar

Kadinho lamenta que as pessoas não entendem que ir para casa e comer bem, ir dormir e beber bastante água, vai permitir que seus corpos se recuperem para que você possa voltar ao treinamento bem no dia seguinte.
-“Quando você está começando, treinar três dias por semana parece ser suficiente para a maioria das pessoas”, diz ele. -“Outra opção é treinar dia sim, dia não, mantendo um dia de descanso entre cada dia de treino.


Está gostando do post? Custa nossa fanpage e fique por dentro de tudo!!!


Mas se você realmente quer resultados, não faz mal treinar 6 dias por semana, apenas certifique-se de que você está alterando intensidades, intercalando treinos específicos e regenerativos. Se você está constantemente se sentindo muito cansado, planeja uma semana leve para regenerar e depois volte para os exercícios de intensidade. Estes estímulos manterão seu corpo queimando gordura.

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

Guilherme Guimarães Guedes Editor e produtor de conteúdos para o site BikeTribe.com.br. Atleta amador de Mountain Bike. Participo de competições por todo o Brasil. Administrador da Equipe Bike Tribe Team. Treinador: Prof. Daniel Adário da Adário Consultoria Esportiva
Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow