Home Dicas Top 5 principais habilidades exigidas no Mountain Bike
5 principais habilidades exigidas no Mountain Bike

5 principais habilidades exigidas no Mountain Bike

14.94K
0

Há 5 habilidades exigidas durante a pilotagem que são fundamentais e permitem que você detecte riscos em potencial à tempo de conseguir passar eles de forma eficaz.

Estas são as principais habilidades para mantê-lo veloz, seguro e longe de acidentes e lesões durante treinos e competições.

Desenvolver estas 5 habilidade requer prática. Procure praticá-las em todos os momentos e vá aprimorando sua técnica dia após dia.

Observação

habilidades-principais-mountain-bike_bike-tribe.jpg

Olhar para frente permitirá que você seja capaz de planejar antecipadamente a rota e evitará frenagens bruscas ou derrapagens da roda dianteira que possam te levar a um acidente.

Olhar para frente significa fazer um leitura rápida e precisa do terreno que está a 10 ou 15 metros à sua frente, ao mesmo tempo que analisa os obstáculos mais próximos.

Procure por buracos, poças, cascalhos soltos, raízes molhadas ou qualquer outra coisa que você possa evitar ou transpor de forma segura.

Quanto mais rápido você for para visualizar a rota, mais tempo terá para planejar sua estratégia de ação.

Veja no vídeo abaixo a observação sendo colocada em prática.

Nino Schurter faz uma leitura mais ousada do terreno e descobre uma linha que lhe permitiu ganhar velocidade volta à volta até conquistar a etapa da Copa do Mundo em Pietermaritzburg 2012. 

Quem não conseguiu fazer o mesmo se deu mal! Veja.

Precaução

Uma vez que você detectou um perigo, haja com precaução para evitar um acidente e não perder desempenho. De nada adianta reduzir a bike toda a vez que encontrar com um obstáculo. Seus adversários não perdoarão!

Procure alternativas para transpor as seções mais difíceis utilizando a criatividade. E mantenha sempre a observação.

Visão

Mude para entre onde você olha. Olhar apenas na sua frente pode evitar que você encontre uma linha mais fluída, de maior velocidade, de menor risco.

MAIS:  Os maiores erros que cometemos nas subidas, e como corrigí-los

Uma segunda olhada para a pista, enquanto você se aproxima vai garantir que você está na linha correta e lhe dará a chance de detectar qualquer risco que você perdeu na primeira observação.


“Certa vez, em uma competição, eu disputava uma posição com um oponente. Tinhamos uma curva bem fechada. Após esta curva estava a linha de chegada e eu precisava me planejar para sprintar neste trecho. Antes da curva havia uma escadaria de uns 10 degraus. Observei muito bem a linha para descer a escada e planejei a entrada na curva para evitar perder velocidade e sprintar. No entanto falhei ao analisar mais detalhadamente o terreno da curva e não ví que haviam cascalhos. Resultado: entrei muito bem, posicionei o corpo para sair veloz, cambiei as marchas para manter a velocidade, mas derrapei nos cascalhos e sofri uma queda. Me faltou visão! Observei somente partes da rota.”


Antecipação

habilidades-principais-mountain-bike-3_bike-tribe.jpg

Haverá casos onde não será possível ver a trilha à sua frente. Poderá haver uma curva fechada, um desnível acentuado, vegetação, etc. Neste momento você deverá ser capaz de agir rápido, e isto requer prática.

Neste ponto cego poderá haver uma seção da trilhas além de sua capacidade, um piloto ferido caído na trilha ou um grupo de pessoas caminhando.

Nesta situação é muito comum ocorrer acidentes com travamento da roda dianteira pelo freio e consequênte queda. E estas quedas costumam machucar bastante. Esteja preparado até para cair de forma segura.


“O treino era em grupo e nós decíamos por uma estrada bem veloz com nossas speed. Derrepende surgiu um veículo saíndo de um cruzamento. Todos conseguiram desviar ou freiar à tempo de evitar um acidente. No entanto um dos nossos amigos andava destraído sem prever os riscos, e ao visualizar o capô do carro surgindo em sua frente, se assustou e apertou as manetes de freio com todas as suas forças. Consequência: queda, bicicleta danificada e alguns dias de observação no hospital.”


Planejamento

habilidades-principais-mountain-bike-2_bike-tribe.jpg

Planejar com antecedência vai permitir que você freie ou mude de direção bem antes de um obstáculo. Reduza, encontre uma linha mais fluída e passe bem pela seção com segurança.

MAIS:  Ultramaratonas: técnico das equipes de MTB da Oggi dá dicas para competir em provas longas

Numa descida mantenha as mãos em seus freios em todos os momentos, isso vai reduzir muito o tempo de resposta de frenagem.

Além destas habilidades, outras dicas são fundamentais:

  • Jamais saia com sua bike sem capacete. Luvas e óculos também são muito bem vindos;
  • Mantenha sua bike sempre em excelentes condições, principalmente freios, pneus, cubos e relação;
  • Respeite as regras de trânsito e os pedestres para evitar acidentes;
  • Treine sempre para aumentar cada vez mais suas habilidades;
  • Divirta-se!

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

Bike Tribe Um site para apaixonados por Mountain Bike e Ciclismo. Dicas de treinamentos, nutrição esportiva, técnicas, equipamentos e muito mais. Todas as informações para os amantes das bicicletas. Fale conosco para divulgar seus produtos e serviços. Seja um articulista.
Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow