Home Colaboradores 5 maneiras de não perder a forma no final da temporada
5 maneiras de não perder a forma no final da temporada

5 maneiras de não perder a forma no final da temporada

546
0

A temporada de competições está chegando ao fim!

Algumas grandes provas ainda estão por vir, mas no geral a maioria dos ciclistas já estão reduzindo suas cargas de treinamentos pois as principais competições do ano já ocorreram.

Ainda temos algumas provas importantes: CIMTB Congonhas, Brasil Ride, Taça Brasil de XCO e outras provas regionais.

Neste momento nós “tiramos o pé” e damos uma relaxada nos treinamentos.

Nos próximos dias inicia o horário de verão e aí o dia fica mais longo e excelente para pedalar! Principalmente para nós, atletas amadores, este período permite até um rolé por trilhas após o dia de trabalho.

Os melhores treinadores do mundo sugerem que no final de uma temporada o atleta entre numa fase de descanso e recuperação para entrar no ano seguinte em condições de iniciar o novo ciclo de treinamento mais forte ainda.

Este descanso não significa ficar totalmente longe das pedaladas. Na verdade temos sim, que pedalar, só que podemos relaxar um pouco em relação as planilhas e os treinamentos específicos.

Conversamos com alguns treinadores e compilamos 5 dicas para você não perder sua forma neste final de temporada e entrar 2017 preparado para encarar mais um ano de competições.

5 maneiras de não perder a forma no final da temporada

#1 – Corra algumas provas amadoras, mesmo que em outras modalidades

truques mentais para ciclistas 1 - bike tribe.jpg

Todos nós sabemos que a principal motivação para mantermos nosso rotina de treinamentos são as competições. Se elas não estivessem em nossa agenda, dificilmente teríamos a disciplina para acordar cedo e fazer os treinamentos necessários. Procure uma competição bem legal na sua região (sempre há competições nos meses de final e pré temporada). Encare esta prova como uma diversão e coloque na cabeça que você precisa somente manter seu preparo para chegar bem nela. Não é necessário fazer treinos específicos. Vá lá e divirta-se!!!

Uma boa dica é inscrever-se numa modalidade diferente. Quem compete MTB, busque uma prova de ciclismo, e vice e versa. Corra uma prova de fundo, um trail run, uma mini corrida de aventura… invente!

#2 – Planeje uma “trip bike” ou faça aqueles longões com os amigos

final de temporada competições treinamentos 1 - bike tribe.jpg

Serra do Cipó, Ibitipoca, Chapada Diamantina, Serra da Mantiqueira… o Brasil está cheio de lugares incríveis para uma viagem de bike. Junte seus amigos e vá passar um final de semana em algum lugar maravilhoso. Para andar bem você precisará manter o mínimo de pedaladas. Portanto isto lhe manterá em forma.

Neste período do ano você pode, e deve, se juntar com aquele grupo do whatsapp que se reúne para fazer longões em ritmo de passeio. Fazer isto irá cultivar suas antigas amizades e lhe manterá ativo. Inevitavelmente um rolé deste acaba sendo um bom treino de endurance. Mas cuidado… não vá transformar isto em uma competição! Fazer isto poderá sabotar sua pré temporada.

Eu, por exemplo, nesta época tiro minha bicicleta tandem (de 2 lugares) da garagem e vou pedalar com minha esposa. Claro que estas pedaladas são sempre para lugares incríveis. Em uma oportunidade colocamos a bike no carro e fomos para uma bike trip em Visconde de Mauá-RJ e finalizamos em Ubatuba-SP. Deixamos o carro no estacionamento e conhecemos infinitas cachoeiras e praias pedalando.

#3 – Amplie seus treinamentos de força

final de temporada competições treinamentos 5 - bike tribe.jpg

Esta é uma boa hora para preparar seus músculos para a próxima temporada!

MAIS:  O fortalecimento muscular no treinamento de ciclismo... o segredo para ficar bruto!!!

Amplie seus treinos na academia, mas não se esqueça, treino de força para o ciclismo é muito diferente de treinos de hipertrofia, por exemplo. Você precisará de ajuda de um profissional capacitado.

#4 – Pratique outro esporte

final de temporada competições treinamentos 2 - bike tribe.jpg

Antes de me dedicar completamente ao Mountain Bike como atleta amador dedicado eu praticava treking, escalada em rocha e montanhismo. Claro que isto não é mais possível pois para ficar bom em um esporte você tem que dedicar-se exclusivamente à ele. Mas eu ainda tenho nas veias o espírito montanhista, e aproveito esta época do ano para subir algumas montanhas.


Está gostando do post? Custa nossa fanpage e fique por dentro de tudo!!!


A travessia da Serra dos Órgãos, subida do Pico da Bandeira, algumas escalada no Rio de Janeiro fazem parte da minha agenda neste período.

Faça o mesmo!!!

Isto vai manter seu corpo em atividade e tirar o stress de um programa de treinamentos rigoroso.

#5 – Atenção redobrada com sua alimentação

final de temporada competições treinamentos 4 - bike tribe.jpg

O grande problema do final de temporada e pré temporada é o ganho de peso!!!

Ao contrário do que muitos pensam, e nesta época que a vigília em relação a balança deve ser maior!!!

MAIS:  Os super alimentos que os ciclistas devem consumir para melhorar sua performance

Você escolheu ser atleta, e ser atleta significa incorporar uma vida com algumas restrições. Ou você está fingindo?

Cuidado com a alimentação para não ganhar peso em excesso e prejudicar sua preparação no início de 2017.

Neste período você deve reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos e gorduras, e ampliar o consumo de proteínas. Coma mais vegetais!

#6 – Desplugue-se

final de temporada competições treinamentos 3 - bike tribe.jpg

Não precisa deixar de usar, claro, mas para de se preocupar com estatísticas do Strava. Com certeza você perderá vários KOMS conquistados arduamente durante o ano, afinal aqueles amigos que não treinam regularmente manterão seus ritmos.

Você é um atleta e logo logo, quando estiver novamente treinando em alta performance, recuperará seus troféus.

O risco de ficar ligado em resultados de aplicativos nesta época é deixar-se influenciar por informações de pedaladas das outras pessoas e cair na tentação de sabotar seu ciclo regenerativo forçando demais a barra nos treinos.

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

Guilherme Guimarães Guedes Editor e produtor de conteúdos para o site BikeTribe.com.br. Atleta amador de Mountain Bike. Participo de competições por todo o Brasil. Administrador da Equipe Bike Tribe Team. Treinador: Prof. Daniel Adário da Adário Consultoria Esportiva
Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow