Home Notícias Competições 5 Conclusões após a última etapa da Copa do Mundo de XCO na França
5 Conclusões após a última etapa da Copa do Mundo de XCO na França

5 Conclusões após a última etapa da Copa do Mundo de XCO na França

629
0

Nino Schurter ainda é supremo!

Quando Samuel Gaze, em 2018, venceu a 1º etapa da Copa do Mundo na África, chegamos a acreditar que aquele seria um ano difícil para Nino Schurter. Errado! Este ano, quando Van Der Poel começou a se dedicar mais ao XCO e fez frente a Nino, também acreditamos que a hegemonia dele estava ameaçada. Errado!

Nino Schurter, que está próximo de superar o melhor mountain biker de todos os tempos – Julien Absalon – demonstrou neste domingo na França que ainda é o cara! Ele usou sua estratégia de sempre: controlar a corrida sem puxar o pelotão e imprimir seu fulminante ataque no final para vencer.

Não há um adversário capaz de ameaçar a superioridade de Nino até a próxima olimpíada

Desde 2018, com Samuel Gaze, temos visto em algumas oportunidades, outros atletas vencendo etapas da Copa do Mundo, mas nenhum deles com poder suficiente para pontuar e vencer mais etapas que Nino Schurter.

Nesta lista já tivemos Gaze, que depois da África do Sul em 2018 desapareceu,  Kerschbaumer e Fluckiger que deram as caras em Vallnord e Mont-Saint-Anne, e em 2019, e o mesmo Fluckiger e Der Poel mostrando suas garras no início da temporada. No entanto, das 11 etapas disputadas entre 2018 e 2019, Nino venceu 6.

Até as próximas olimpíadas ele será imbatível!

Avancini é top 2

Tá ok! Parece obvio, já que Avancini é o 2º do ranking da Copa do Mundo!

Mas o que eu quero destacar é a consistência!

Em 2º lugar com 915 pontos (Nino tem 1160, Poel tem 899, Fluckiger tem 883 e Sarrou tem 698), Avancini é o atleta mais consistente entre os 5 primeiros.

MAIS:  2º Etapa - Correr no Mato Series - Rio Preto - MG
Henrique Avancini performs at UCI XCO World Cup in Les Gets, France on July 14th, 2019 // Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool // AP-1ZXU7TRBD1W11 // Usage for editorial use only // Please go to www.redbullcontentpool.com for further information. //

Avancini ocupou posição de destaque em quase todos os eventos, sejam eles o short track ou a final do XCO. Diferente dos demais logo abaixo dele, que oscilaram entre ótimos e medianos resultados, Avancini esteve entre os 5 primeiros quase sempre.

Ele não está em segundo por ter feito um excelente final de semana e pontuado muito. Ele está em segundo por manter uma regularidade que o permitiu pontuar muito em quase todos os finais de semana.

E o mais legal é ver que ele está numa crescente. Ele hoje é o cara mais competitivo no short track e está cada vez mais se aproximando de uma vitória em final de etapa.

Avancini precisa reavaliar sua estratégia

No entanto, a sensação que fica é que ele pode vencer desde que mude sua estratégia!

Obviamente isto é uma opinião! Com certeza no planejamento que ele faz com sua comissão técnica, puxar a prova o tempo todo, enquanto ele tem gás, faz parte do plano.

Mas nós gostaríamos muito que na próxima etapa ele usasse a estratégia no Nino: se poupar entre a 2º e 3º posição por 99% da prova, e no final usar a energia poupada para garantir vitória.

Quando olhamos sua performance no short track vemos que é totalmente possível pois ele demonstra um enorme poder de atacar, reagir a ataques e sprintar. Se ele poupasse para chegar com um pouquinho mais de energia na última volta, com certeza daria mais trabalho para Nino.

Van de Poel não é tudo que poderia ser

Mathieu Van Der Poel surgiu no XCO em 2018 como uma grande promessa! Fez 3 pódios e incomodou demais nas etapas do short track. Trouxe consigo um histórico brilhante do ciclocross, uma habilidade técnica impressionante e uma força de explosão invejável. Tudo indicava que ele seria o grande destaque de 2019.

MAIS:  Circuito Cross Country de MTB XCO abre inscrições. Veja como foi a edição 2015

E isto se confirmou! Ele é o grande destaque de 2019!

Mas enquanto não decidir em qual modalidade vai correr, ele não vai ser campeão de XCO!

Fez um excelente vice em Albstadt, deu show em Nové Mesto, mas sumiu em Vallnord (onde nem participou) e Les Gets (onde não aguentou a pancada).

Se ele decidir ser “o cara do XCO”, com certeza vai ser o 2º melhor!

Concorda? Discorda? Dê sua opinião!

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

Guilherme Guimarães Guedes Editor e produtor de conteúdos para o site BikeTribe.com.br. Atleta amador de Mountain Bike. Participo de competições por todo o Brasil. Administrador da Equipe Bike Tribe Team. Treinador: Prof. Daniel Adário da Adário Consultoria Esportiva
Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow