Home Notícias Competições XTERRA MTB Enduro chega à última edição de 2017 com Léo Mattioli e Patrícia Loureiro na liderança
XTERRA MTB Enduro chega à última edição de 2017 com Léo Mattioli e Patrícia Loureiro na liderança

XTERRA MTB Enduro chega à última edição de 2017 com Léo Mattioli e Patrícia Loureiro na liderança

61
0

No próximo dia 3 de dezembro, a cidade litorânea do Rio de Janeiro, Paraty, irá sediar a última edição do XTERRA Brazil Tour 2017. O maior festival de esportes off-road do planeta realiza a competição de Enduro desde 2016 e possui um elevado índice de procura para a próxima edição. Cerca de 60 ciclistas já estão inscritos, entre eles os líderes do ranking masculino e feminino, Léo Mattioli e Patrícia Loureiro respectivamente. Para garantirem mais este título, ambos sabem que só dependem de si e aparentam total tranquilidade.

“Sigo concentrado para Paraty. Sei que será uma prova lotada de gente cascuda, mas quero fechar o ano com esse título do XTERRA. Estou na liderança do campeonato e não me sinto pressionado. Estou relaxado porque primeiro gosto de aproveitar o momento, as descidas, o lazer mesmo. O resultado acaba sendo consequência dos treinos e eu treino forte sempre”, avisa o mineiro Léo Mattioli, que completará 33 anos no dia seguinte à competição.

Já a paulista Patrícia Loureiro, mais conhecida no meio do MTB como Paty, explica que a maior importância é o fato de estar ao ar livre praticando o esporte que ama entre amigos. “Certeza que a prova em Paraty será espetacular! Adoro a cidade, que tem essa pegada histórica, então será demais. Sempre me motivo no XTERRA, pois gosto muito desse lance de juntar modalidades, encontrar atletas de corrida, de natação, de triathlon, vira uma grande reunião de especialistas em várias áreas. No Enduro a gente valoriza estar entre amigos e pedalar na natureza, sem muita cobrança pela vitória a todo custo. Estaremos em ritmo de fim de ano, um clima mais festivo ainda e eu me divirto demais em cada prova”, confessa Paty Loureiro, de 37 anos de idade e 22 de experiência no mundo do MTB.

MAIS:  Ciclistas estão mais vulneráveis ao mosquito da dengue

Tanto Léo quanto Paty já são acostumados a vencer. Ambos terminaram em primeiro lugar nas duas etapas do XTERRA Enduro em 2017 e somente um desempenho mutuamente desastroso poderia lhes tirar este troféu. Dentre a coleção de Mattioli já há, entre outros, o ouro no Pan-Americano de Dowhill (2014) e o Super Enduro Brasil (2017). Patrícia, já considerada umas das melhores do mundo, possui um bicampeonato mundial de Dowhill máster (2010 e 2012), além de ser a atual campeã do XTERRA 2016. A dupla é referência no Enduro brasileiro e é constantemente elogiada pelos fãs e especialistas do esporte sobre duas rodas.

Um desses especialistas é Thiago Velardi, o Feio, como é popular e amigavelmente conhecido. “A Patrícia tem muita experiência no Dowhill e agora está com o preparo físico ideal e se tornou uma das melhores na modalidade. É bom ter pessoas como ela, que se dedica tanto, isso ajuda a profissionalizar o esporte”, relata o ciclista natural de Jundiaí, que tem 35 anos, já pedala há 23 temporadas e é o atual coordenador técnico do XTERRA MTB Enduro.

“O Léo Mattioli é um atleta com muita habilidade na bike, é um dos mais focados no Enduro e está envolvido nesse projeto. É um cara que colhe o que planta em seus treinamentos de longa data”, elogia Velardi, que aproveita para fazer uma análise do ano de 2017, que, segundo ele, representou um crescimento na modalidade, mesmo que ainda pequeno. As etapas tiveram mais adesões e a tendência é expandir.

“Tivemos um avanço, estamos num crescente, mas tiveram outros eventos em datas próximas também que dificultaram as locomoções dos ciclistas. Mesmo assim 2017 foi positivo porque o evento foi elogiado pelos que competiram. A estrutura que o XTERRA oferece é única no Brasil e eles sabem disso. Em Paraty com certeza será o ápice, acredito que chegaremos a 100 atletas. A galera tem que valorizar e o Enduro vai crescer ainda mais em 2018”, assegura.

MAIS:  Avancini e Fumic terminam em 3° nesta terça, mas mantém camisa de líder na Cape Epic

As inscrições para o XTERRA Paraty, que é apresentado pelo SESI e tem apoio do Hotel Porto Imperial, da Specialized e da Maçãs Turma da Mônica, ainda podem ser realizadas através do link https://goo.gl/tiBBGN. Além do Enduro, o evento terá provas de Trail Run (6,3 km e 21 km), Triathlon (1,5 km nado + 27,4 km bike + 6,3 km), MTB Sport e Pro (27,14 km ou 38,3 km), Swim Challenge (1,5 km ou 3 km) e a prova Kids, para crianças de 1 a 13 anos de idade.

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

Bike Tribe

Um site para apaixonados por Mountain Bike e Ciclismo. Dicas de treinamentos, nutrição esportiva, técnicas, equipamentos e muito mais. Todas as informações para os amantes das bicicletas. Fale conosco para divulgar seus produtos e serviços. Seja um articulista.

Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow