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As vitaminas e minerais mais importantes para os ciclistas

As vitaminas e minerais mais importantes para os ciclistas

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Para nós, ciclistas, é quase impossível obter todas as vitaminas e minerais importantes para o nosso organismo somente com alimentação normal.

Por isto existem os suplementos alimentares que são fundamentais para praticantes de qualquer esporte, especialmente o nossos, que é uma atividade física de endurance e que consome uma quantidade enorme, muito superior ao que conseguimos produzir ou ingerir só com o “arroz e feijão”.

Naturalmente precisamos destes suplementos para manter os níveis de nutrientes em volumes satisfatórios para produzir energia, evitar doenças e regenerar a musculatura.

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Já dizia o profeta: O cavalo anda o que o cavalo come! Portanto sendo um ciclista é natural que você coma mais que uma pessoa que não pedala. Neste processo, as escolhas alimentares serão importantíssimas para sua performance, mas sempre insuficientes em questão de obtenção dos níveis apropriados de alguns nutrientes.

Os mais importantes e que necessitam suplementação são:

Vitamina D: a vitamina do sol

Poucos alimentos na natureza possuem esta vitamina. Alguns peixes como salmão, atum e cavala possuem, assim como queijos e ovos. Um bom copo de leite integral também, mas sempre insuficientes. Fica exposto ao sol também nos abastece de vitamina D, mas seria necessário passar o dia todo na praia, diariamente, para obter níveis adequados.

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Por que é importante: A vitamina D é construtora de ossos, regenerativa de músculos e aceleradora de metabolistmo. Níveis adequados dela no organismo aumenta nossa capacidade aeróbia, a construção muscular e reduz o tempo de recuperação pós treino.

Vitamina C: a base da imunidade

Quando eu era criança minha mãe dizia para eu comer acerolas para não gripar! E ela tinha certa razão. Um dos primeiros sintomas da baixa imunidade (muito comum em ciclistas) são os problemas respiratórios e resfriados, chegando até às gripes. Esforços intensos diminuem nossa imunidade drasticamente, e só é possível restaurar esta função fisiológica através de suplementação. Ela está nas frutas cítricas, amêndoas, oleogenosas em geral, folhas verdes, especialmente o espinafre e nos ovos.

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Por que é importante: Por serem antioxidantes protegem nossas células contra as inflamações (lesões) provocadas por praticas esportivas intensas. Melhora nossa capacidade respiratória, e todo ciclista sabe como isto é importante. Sem falar nos efeitos no sistema imunizante do nosso corpo. Elas são a base desta função.

Magnésio: o processador de alimentos

É um nutriente abundante encontrado em quase todos os grupos alimentares. Estão mais presentes em vegetais verdes e carnes, mas também em leguminosas, nozes, sementes e grãos integrais. O chocolate (de verdade) está cheio dele. É muito fácil abastecer-se de magnésio, mas por outro lado, muito mais fácil ainda perder… por isto a importância de suplementar. Quando você treina duro, perde 20% mais magnésio que vai embora na urina e suor. Isto significa que um praticante assíduo, se não suplementar, facilmente terá deficit dele.

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Por que é importante: O magnésio é fundamental para a absorção de quase todos os outros nutrientes, especialmente os carboidratos e boas gorduras, que todo ciclista sabe, são nossos principais combustíveis. Se você estiver com níveis baixos de magnésio estará jogando fora os demais nutrientes. Mantem a boa pressão arterial, desenvolve ossos fortes e regula o açucar no sangue. É um dos minerais fundamentais para as funções nervosas (que envolvem contrações e retrações musculares, ou seja, pedalar).

Ferro: o oxigenador

O ferro é o seu fabricante de glóbulos vermelhos que levam oxigênio para todas as partes do seu corpo. Se você ainda não sabe, fisiologicamente o que define um ciclista melhor dos piores é a sua capacidade de transportar oxigênio pelas artérias e mantar a oxigenação muscular (ou seja, fazer mais força). O EPO, substância mais crítica entre os casos de doping, tem a função de acelerar ilegalmente este processo. MULHERES!!! ATENÇÃO!!! Você são mais propensas a ter deficit de ferro por causa da menstruação. Também perdemos ferro pela transpiração e para um atleta, é impossível repor só com alimentação. As carnes, ovos, frutos do mar, pimentões, verduras verdes e tomates são ricos neste nutriente.

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Por que é importante: O fato de serem os oxigenadores musculares, para nós ciclistas, já seria o suficiente. Mas ele também ajuda na imunidade, melhora na frequência cardíaca, fornecimento de energia e potência.

Alguns suplementos são quase que obrigatórios para ciclistas de alta performance e muito adequados para ciclistas mais ocasionais. Um deles são os multivitamínicos que ajudam, além da alimentação, a abastecer-nos de nutrientes pouco encontrados nos alimentos ou aqueles que perdemos com facilidade.

Um dos mais utilizados é o Ultrum Multivitamínico por possuir uma composição pensada para as necessidades do atleta.

A glutamina, que é um aminoácido muito presente no nosso organismo, reconstrutor de músculos e ossos, é outro suplemento importante pois ajuda na recuperação pós treino e prepara o corpo para a próxima seção com a bike.

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Antes de consumir qualquer tipo de suplemento é fundamental conversar com seu preparador físico, nutricionista ou médico. Eles podem lhe ajudar a otimizar os benefícios da suplementação.

 

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