Home Dicas Top Teste de campo demonstra qual a largura de pneu de MTB é mais rápida
Teste de campo demonstra qual a largura de pneu de MTB é mais rápida

Teste de campo demonstra qual a largura de pneu de MTB é mais rápida

1.77K
0

Um teste de campo interessantíssimo produzido pela TodoMountainBike concluiu qual a largura de pneus de MTB é a mais eficiente em termos de velocidade final.

Este assunto sempre foi muito polêmico devido à sua subjetividade e as inúmeras variáveis que podem interferir… No entanto, após este teste não restam dúvidas!

No mundo do ciclismo competitivo, onde um décimo de segundo pode fazer a diferença entre uma derrota ou uma vitória, cada detalhe conta. Entre estes detalhes, a escolha da largura de pneu adequada, que é um dos fatores mais importantes.

Para realizar os testes foram utilizados:

  • Shimano XT 11 velocidade
  • Coroa única 34 dentes
  • Cassete 11-46T dentes
  • Pneu de 29 variando a largura nos quatro testes (2.0, 2.1, 2.2, 2.25)
  • Todos os testes rodando no mesmo terreno

Vamos ver os resultados dos testes…

Traduções:

  • monoplato = coroa única
  • neumático – pneu
  • pulgadas = polegadas
  • piñón = pinhão

Embora existam muitos fatores, relacionados aos pneus, que podem alterar a velocidade máxima (pressão do ar, tipo e condições do solo, vento contra, peso, tipo de cravos, peso, material, etc), a matemática não nos engana! Neste teste ela serve para estabelecer que velocidade máxima é atingida para cada uma das combinações de pneus que foram testadas.

Ao contrário do que parece (e é o que a maioria acredita), o pneu mais largo é aquele que oferece uma maior velocidade final devido à sua maior superfície de tração, como pode ser visto na tabela comparativa superior.

A largura do pneu, dentro de uma gama de modelos disponíveis, influências sensivelmente ao andar em elevadas faixas de velocidade e em terrenos sem muitas irregularidades.

MAIS:  *Elas* | As diferenças entre hidratação de mulheres e homens ciclistas... são muitas!!!

Com os dados em mãos, pode-se concluir que, em uma pedalada de XC Maratona, um ciclista vai andar mais rápido com 29×2.25 do que com os mesmos pneus 29×2.00.

Claro que os outros fatores citados acima irão influenciar, e isto é assunto para um outro teste.

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

Guilherme Guimarães Guedes Editor e produtor de conteúdos para o site BikeTribe.com.br. Atleta amador de Mountain Bike. Participo de competições por todo o Brasil. Administrador da Equipe Bike Tribe Team. Treinador: Ricardo Leite
Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow