Home Avaliações Teste com punhos e fita de guidão Supacaz. Componentes que valem o investimento.
Teste com punhos e fita de guidão Supacaz. Componentes que valem o investimento.

Teste com punhos e fita de guidão Supacaz. Componentes que valem o investimento.

426
0

Se há uma categoria de componentes que nós no Brasil temos grande deficiência, estes são os punhos e fitas de guidão.

Eu os considero partes fundamentais de uma bicicleta, já que eles são responsáveis por manter o conforto entre um dos nossos principais pontos de contato com a bike: as mãos que controlam!

Infelizmente a produção nacional destes componentes ainda não atingiu o nível das marcas disponíveis fora do país, e marcas boas, ou não estão disponíveis por aqui, ou ainda são muito caras de adquirir.

Sobre este componente vale uma analogia: você pode fazer um bom bife de filé sua casa… aquele que realmente fica uma delícia, sem dúvidas… Mas depois que você vai a um restaurante top, comandado por um chef profissional, você conhece todo o potencial que este corte de carne tem!

Por que eu disse isso? Por que é claro que muitos vão dizer que tem bons punhos e fitas de guidão, que são leves, confortáveis… e realmente são… Mas só depois que você pedala com um equipamento top de linha é que você é capaz de reconhecer que há uma boa diferença entre o bom e o ótimo!

Eu testei dois produtos excelentes da marca Supacaz.

Eles estão sendo importados pela UltraCicle para o Brasil e vendidos no site.

Já faz algum tempo que eu postei um review sobre vários tipos de punhos elegendo os que eu considero melhores.

MAIS:  Testei várias manoplas de bicicleta MTB e encontrei as melhores

Os punhos Supacaz estão no nível dos aclamados ESI Grips, mas com uma diferença: eles estão disponíveis em versões, cores e configurações mais variadas que os ESI.

Sobre os punhos eu considero que tratam-se de um ótimo investimento. Minha percepção é que eles são mais duráveis por serem confeccionados com um material mais resistente. O conforto é grande dispensando o uso daquelas luvas com “almofadinhas” de gel ou espuma. Eles são algumas gramas mais pesados do que os concorrentes, no entanto pelo material, após a instalação, a fixação foi muito melhor e em momento nenhuma eles rodaram no guidão.

Eu prefiro carregar algumas gramas à mais e ter mais conforto!

Os modelos que eu testei foram os Siliconez Black W Black e o Siliconez Neon Green W Green. Uma característica que me chamou atenção e que eu gostei muito foi o tamanho em largura. O silicone do punho chegou bem próximo das abraçadeiras de freio reduzindo o espaço que fica entre o punho e a tal abraçadeira. Para quem pedala em ultramaratonas esta é uma característica importante já que em vários momentos trocamos a pegada para diminuir a fadiga. O plug de acabamento é de plástico, sempre na mesma cor do guidão.

A fita de guidão foi a que mais me agradou!

Testei o modelo Super Sticky Kush Star Fade.

O componente é lindo! Deu um baita upgrade no design do meu cockpit! Ele possui duas cores, preto e vermelho, em cada metade da fita e isto deu um toque bem legal para o guidão.

O que eu mais gostei foi do grip, ou seja, a capacidade de aderência da fita. Normalmente, assim como fazem a maioria dos Europeus quando em clima quente, eu costumo pedalar sem luvas. O conforto e pegada das fitas dispensaram este acessório sem prejudicar em nada meu controle da bike.

Ele é feito de um EVA bem resistente e que não deforma com o uso, como acontece com fitas mais simples. A espessura central da fita é de quase 1,5mm de um material muito macio. Esta característica dispensa o uso dos grips de silicone que normalmente colocamos por baixo da fita nos pontos de contato. O plug de acabamento é um destaque! Ele é de alumínio e possui sistema de rosca para melhor fixação, além de ser muito bonito.

O EVA tem um ponto contra em relação ao couro sintético ou couro, normalmente encontrado em fitas de maiores valores: elas sujam mais e são mais difíceis de limpar.

No vídeo abaixo você pode ver a pedalada de 210km onde eu testei as fitas:

A minha avaliação final é:

Os punhos são excelentes e valem cada centavo. Os aficionados por peso encontrarão produtos mais leves (se é que 10g aproximadamente importam). Quem busca conforto, especialmente para pedaladas de longa duração, considero que estes estão entre os dois melhores punhos disponíveis no Brasil, junto com os ESI, sem perder em nada. A escolha por um ou por outro será simplesmente estética.

Quanto as fitas, eu já usei inúmeras marcas e considero que as Supacaz são as melhores disponíveis no mercado. Alem disso não há fitas com o design mais bonito! Isto dá um ótimo visual para a bike.

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

Guilherme Guimarães Guedes Editor e produtor de conteúdos para o site BikeTribe.com.br. Atleta amador de Mountain Bike. Participo de competições por todo o Brasil. Administrador da Equipe Bike Tribe Team. Treinador: Ricardo Leite
Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow