Home Dicas Top Sobre Limiar de Lactato no ciclismo… eu preciso saber sobre isto?
Sobre Limiar de Lactato no ciclismo… eu preciso saber sobre isto?

Sobre Limiar de Lactato no ciclismo… eu preciso saber sobre isto?

2.84K
0

A resposta é bem simples…

Se você quer evoluir… sim! Você precisa saber sobre isto.

Esta é a segunda pergunta que vamos responder… a primeira foi esta aqui!

Limiar de lactato é o ponto onde você sai de uma pedalada de baixa/média intensidade para uma pedalada de alta intensidade, e com isto passa a acumular lactato.

E por que isto é importante?

Justamente por que, é neste momento que seu corpo começa a acumular fadiga, ou seja, acumular lactato, que é o que faz suas pernas queimarem e te impedem de ir além.

Isto é ou não é importante?

Vamos explicar melhor…

O ácido lático é um dos seus combustíveis musculares, ou seja, seus músculos precisam dele para funcionar.

MAIS:  Os super alimentos que os ciclistas devem consumir para melhorar sua performance

O ácido lático é produzido durante a pedalada através de sínteses metabólicas… não vamos entrar demais neste assunto para não complicar. Mas se você quiser saber com mais profundidade sobre a biologia por tras disso, este aqui [clique] é um bom post!

O problema é que ao entrar num estágio mais intenso de pedalada o seu corpo não consegue mais consumir e eliminar todo o ácido lático produzido e ele começa a acumular…

E neste momento que a fadiga começa a ser gerada. E há um limite de acumulo desse ácido lático até que você “quebre”!

MAIS:  7 sinais de que você está com overtraining e precisa se cuidar

Portanto o Limiar de Lactato é o momento onde seu corpo não consegue mais processar todo o ácido lático produzido e começa a armazenar.

A boa notícia é que o Limiar de Lactato é “treinável”, o seja… você consegue aumentar seu limiar de lactato realizando exercícios na bike específicos para isto. Mas não se engane… aqueles “rolezinhos” de “peba” evoluídos, mesmo que quebrando o pau com os amigo não vão te ajudar muito…

Mas para melhorar serão necessários treinos específicos: os intervalados!

MAIS:  Como os treinamentos intervalados aumentam a sua velocidade na bike?

Alguns estudos defendem que ao pedalar à 70% ou 80% da sua capacidade máxima por períodos de 10% a 20% da sua pedalada total já ajuda a melhorar seu limiar… no entanto os intervalados são mais eficientes já que vão te levar a esforços máximos e com isto irão habituar seu organismo a produzir e consumir/expulsar ácido lático com mais dinamismo.

É possível ter uma noção de qual é seu limiar de lactato através da sua frequência cardíaca. De forma não tão precisa, mas que dá uma boa referência, é possível determinar com quantos batimentos por minuto (BPM) você está na sua zona de lactato. Ensinamos a estimar neste post aqui.

MAIS:  Determine a sua frequência cardiaca máxima (FCM)

Ou seja… quanto mais você treinar mais aguentará o sofrimento! Afinal o melhor ciclista é que suporta sofrer por mais tempo!!! Ou alguém aqui tem dúvidas que numa competição ou prova dura o sentimento é de sofrimento! rsrs

Se você quiser saber mais sobre intervalados, respondemos sobre isto aqui.

Portanto, #levantadosofa e vá treinar!

Há um post nosso falando sobre o assunto com muito mais detalhe: clique aqui.

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

Bike Tribe Um site para apaixonados por Mountain Bike e Ciclismo. Dicas de treinamentos, nutrição esportiva, técnicas, equipamentos e muito mais. Todas as informações para os amantes das bicicletas. Fale conosco para divulgar seus produtos e serviços. Seja um articulista.
Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow