Home Avaliações Se vai usar 2 coras, use! Mas use a relação correta
Se vai usar 2 coras, use! Mas use a relação correta

Se vai usar 2 coras, use! Mas use a relação correta

1.42K
0

Ontem eu publiquei um post com minhas impressões sobre usar 1 coroa.

Este post obteve mais de 20 mil visualizações em um único dia, além de milhares de comentários, likes, compartilhamentos, etc…

O post é esse do link abaixo:

MAIS:  Informações úteis para quem ainda não aderiu a 1 coroa

Este assunto é só mais uma das grandes polêmicas que rondam o mundo do Mountain Bike, e parece que ainda vai durar bastante tempo.

O mesmo aconteceu quando lançaram as rodas 29″. A polêmica foi tão grande que qualquer post em blogs e redes sociais se tornavam palco para discussões acaloradas, e muitas vezes brigas que terminavam com insultos, palavrões e ofensas!

Mas no final das contas, passado quase 7 anos do lançamento das primeiras bikes com rodas 29″ o que se vê é a quase completa extinção das rodas 26″ e 27″.

Antes de aderir a 1 coroa (e isto foi a melhor coisa que eu fiz em 2016 para minha pedalada) eu usava uma relação de 2 coras com catraca de 10 velocidades.

Como sempre competi e pedalei em lugares muito duros, eu teste várias relações até encontrar a que eu considero ideal para 20 velocidades.

Sinceramente, se for para usar mais de 1 coroa eu aconselho que sejam no máximo 2. A catraca pode ser 10v ou 11v, não importa muito.

No entanto a catraca nã0 deve ultrapassar a configuração de 42 dentes na traseira, já que catracas maiores foram feitas para uso com 1 coroa. Utilizar catracas maiores que 42 com as coroas grandes (34, 38, 40, 42) pode comprometer a qualidade dos componentes, quadro, sobrecarregar a corrente, gancheira, e exigir “gambiarras” como o uso de alongadores. Não faça isso!

Testei várias relações de coroas e catracas:

  • catraca 11×38 SRAM
  • catraca 11×40 SRAM
  • catraca 11×42 SunRace
  • catraca 11×44 SunRace
  • coroas 28 – 40 Truvativ/SRAM
  • coroas 28 – 38 Truvativ/SRAM
  • coroas 26 – 36 Truvativ/SRAM
  • coroas 26 – 40 Truvativ/SRAM

E a melhor relação que eu usei foi:

  • catraca 11×42 SunRace
  • coroas 28 – 36 Truvativ/SRAM

Antes de comentar por que prefiro esta relação tenho que dizer que moro em Minas Gerais, o estado mais duro para se andar de MTB no Brasil. Corro provas como Ibitipoca Trip Trail, Sertão Diamante, Iron Biker, CIMTB, Marathon Cup, etc… para quem conhece sabe do que estou falando!

Por que eu preferia esta relação?

  • A coroinha 28 não é tão pequena, por isso não me deixava pedalar “xoxo”, girando pedal sem fazer a bike sair do lugar;
  • Eu só usava a coroinha 28 com os 4 primeiros pinhões… mais do que isso não era necessário (por isso eu acho que 2 coroas são desnecessárias hoje em dia);
  • Ficava quase que o tempo todo na coroa 36. Ela me permitia entrar atacando as subidas com velocidade e ir cambiando gradativamente até a catraca 42. Ou seja. Eu conseguia uma relação mais leve sem perder a velocidade de uma coroa maior;
  • Subidas com inclinação moderada e não tão longas eu conseguia vencer facilmente usando coroa 36 e catraca 42;

O grande erro que as pessoas cometem ao escolher relações:

Muitas pessoas escolhem relações com 30, 20 velocidades, cogs, catracas com pinhões cada vez maiores para compensar a falta de potência para pedalar.

Ao invés do camarada se dedicar a treinar subidas, melhorar a força, ele opta cada vez mais por catracas maiores e coroas menores.

Lógico… há quem não se preocupe com performance… São os ciclistas casuais, que gostam de dar “rolezinho” sem grandes pretensões de evoluir, ou os iniciantes. Estes vão mesmo usar relações cada vez mais fáceis de girar.

Mas para quem busca uma performance melhor, aumentar a velocidade média, melhorar nas subidas… o melhor caminho é treinar para usar relações que lhe permitam extrair o melhor desempenho da bike… e para isto o caminho natural é usar relações mais otimizadas e aos poucos compreender que 1 coroa é o caminho sem volta… assim como foi com as rodas 29″.

Se vai usar 3, 2 coras, procure aquela vai lhe oferecer a melhor performance, mesmo que isto no princípio signifique fazer mais força… e vá treinar!!!

O que acha disso? Qual relação você está usando, e por que?

 

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

Guilherme Guimarães Guedes Editor e produtor de conteúdos para o site BikeTribe.com.br. Atleta amador de Mountain Bike. Participo de competições por todo o Brasil. Administrador da Equipe Bike Tribe Team. Treinador: Ricardo Leite
Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow