Home Avaliações Acessórios Os equipamentos necessários para uma ultra maratona de MTB
Os equipamentos necessários para uma ultra maratona de MTB

Os equipamentos necessários para uma ultra maratona de MTB

1.81K
0

Chegou o mês de uma das maiores provas de MTB Maratona do Brasil: o Sertão Diamante.

Entre os dias 22 e 23 de julho nós enfrentaremos os 180km mais lindos do mountain bike mineiro.

A diversão será garantida, e a dureza também!

Encarar uma prova como está não é tão simples. Se a estratégia não for muito bem traçada o sofrimento é certo!

Entre as estratégias, a escolha correta dos equipamentos é parte fundamental.

MAIS:  Bike Tribe estará no Sertão Diamante 2017... Veja como foi 2016. Top!

Eu e minha dupla, o coach Ricardo Leite, treinador da Kadinho Treinamentos Esportivos na ultima semana gastamos alguma horas analisando nosso checking list para a prova e selecionamos alguns itens que precisaremos investir para esta prova.

Entre estes itens estão Equipamento de Seguraça, Ferramentas, Lubrificantes, Peças, Vestuário e Suplementos.

Gostaríamos de compartilhar com vocês nossa lista para ajudá-los a montar as suas.

Vamos lá:

Durante a prova usaremos vestuários Mauro Ribeiro. Consideramos que esta é a melhor marca disponível no mercado brasileiro sem ter que gastar todo o dinheiro da conta bancária. O modelo que escolhemos é o Optic. Ele foi projetado para provas de longa duração.

MAIS:  Teste de Produtos - Bretelle Mauro Ribeiro Carbon

Também usaremos meias Mauro Ribeiro pois eles possuem um modelo que vai nos ajudar bastante. Durante o Sertão Diamante em vários momentos passaremos dentro da água. A meia Mauro Ribeiro é feita com uma malha grossa e ao mesmo tempo pouco absorvente o que aumentará o poder de secagem além do conforto.

Usaremos sapatilhas Spiuk Rocca que foram projetadas para provas de longa duração. Os cravos do solado são muito aderentes e maleáveis de forma a permitir um grip maior caso seja necessário empurrar bike. Para quem não sabe o terreno de Diamantina é muito pedregoso e se precisarmos empurrar (isto é bem comum em ultramaratonas como esta) esta sapatilha irá ajudar bastante. A parte de cima dela é sintética e feita com um tipo de material que não absorve umidade.

Nossas luvas serão as Fox Ranger pois a suas palmas não possuem “gominhos” de espuma ou gel. A palma é lisa e isto não causará desconforto durante as 5 ou 6 horas que passaremos “agarrados” nos punhos. Usamos manoplas EsiGrips e isto já é o suficiente para garantir conforto e grip adequados.

Dois equipamentos irão garantir nossa hidratação: a mochila de hidratação Camelbak Hidrobak de 1,5l e a caramanhola Camelbak Podium. Escolhemos esta mochila pois ela é pequena (suficiente para a prova) e fica posiciona bem em cima da parte superior das costas deixando o acesso aos bolsos da camisa (onde vão equipamentos e alimentos importantes) livres. Dentro do Camelbak Hidrobak só vai água.

MAIS:  *Elas* | As diferenças entre hidratação de mulheres e homens ciclistas... são muitas!!!

Esta mochila preserva a temperatura da água em situação agradável por 4 ou 5 horas. Dentro da caramanhola vai o GlycoHD da Atletica que é feito com os carboidratos mais eficientes para atletas de endurance. Esta caramanhola conserva o líquido em temperatura agradável por mais tempo.

MAIS:  5 coisas para nunca beber antes de pedalar

Como eu já disse, há muito trechos úmidos devido a passagem por rios, riachos e até mesmo a possibilidade de chuva. Eu sempre uso lubrificante seco à base de cera, mas para esta prova vou usar o lubrificante úmido à base de óleo Finish Line para Cross Cowntry. Vou levar um pouco, de reserva, em um “vidrinho de Novalgina” para usar durante a prova caso necessário.

MAIS:  Guia definitivo sobre lubrificação de bicicletas... Isto é muito importante!

Por favor, nada de fazer aquela gambiarra com seringa. Aquilo é desnecessário e eu já vi um sistema daquele entrar entre a corrente e a coroa provocando a quebra do cambio traseiro.

Para não sofrer com problemas durante a prova 3 equipamentos serão muito importantes!

O canivete de ferramentas Shimano Pro Minitools é o mais leve da categoria e vem com todas as ferramentas que eu precisarei para consertar qualquer avaria na bike. Muito importante que o canivete tenha saca correntes. Além disso aconselho que você leve gancheira reserva, powerlink e um cabo de aço reserva. Não pesa nada e poderá te salvar de situações complicadas.

Para os furos no meu pneu tubeless levarei o kit de remendo Thumbs Up para este tipo de roda. Para inflar o pneu caso seja necessário levarei a bomba de CO2 Topeak com dois cilindros de 30g casa. Esta bomba de CO2 é diferenciada pois possui válvula dosadora e com isto, caso eu não use todo o conteúdo do cilindro, consigo guardar para usar depois.

MAIS:  10 erros de manutenção que até os bikers experientes cometem

Entre o sábado e o domingo teremos que dar um trato nas bikes… Isto envolverá limpar, lavar a relação e lubrificar. Isto tem que ser feito muito rapidamente pois qualquer minuto disponível deve ser dedicado ao descanso e alimentação. Para facilitar esta atividades levarei o Kit de Limpeza Shimano Pro. Ele tem escovas que facilitam demais a atividade.

Os suplementos que irão nos bolsos serão o Exceed Extra Salt para melhor reposição dos eletrólitos perdidos com o suor (isto é importante para evitar fadiga precoce e cãibras), o Amino BCAA para ajudar na recuperação muscular durante e após a prova e sachês de gel que consumiremos de 40 em 40 minutos durante a corrida.

MAIS:  O que causa as cãibras nos ciclistas e como evitá-las

Está chegando galera!!! Vamos firmes…

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

Guilherme Guimarães Guedes Editor e produtor de conteúdos para o site BikeTribe.com.br. Atleta amador de Mountain Bike. Participo de competições por todo o Brasil. Administrador da Equipe Bike Tribe Team. Treinador: Ricardo Leite
Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow