Home Dicas Top O que fazer na véspera e no dia da corrida? Veja as dicas…
O que fazer na véspera e no dia da corrida? Veja as dicas…

O que fazer na véspera e no dia da corrida? Veja as dicas…

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Se vai encarar uma competição, seja ela de estrada ou MTB maratona ou XCO, você precisa se preparar. É bom fazer um planejamento mental de todas as coisas que você precisa dar atenção, para que tudo saia perfeito na hora de fazer força.

O dia chegou. Você treinou para esse evento e nada pode falhar. Todas essas semanas de preparação podem ser arruinadas por qualquer pequeno erro, então sente-se calmamente e pare para pensar cuidadosamente. Planeje tudo o que você precisa para o dia do evento e planeje os preparativos, tanto técnicos como físicos e mentais.

#1 Checklist

cainbras no ciclismo 3- bike tribe.jpg

Prepare uma lista das coisas que você precisa checar. Faça a lista, e no dia anterior, à noite, deixe tudo pronto. Bomba, ferramentas, géis, CO2, vestuário, GPS, monitor de frequência cardíaca, equipamentos, dinheiro, protetor solar, óculos, capacete, luvas, sapatos, capa de chuva, etc…

#2 Última revisão na bike

10 erros cometidos até por ciclistas experientes 5 - bike tribe.jpg

Dê uma olhada na bike antes de ir dormir. Verifique superficialmente as pressões dos pneus, suspensões, lubrificação da corrente e os freios. O mais adequado é que você certifique que esteja tudo certo de antemão. Qualquer revisão e manutenção na bike precisa ser realizada com pelo menos 2 dias de antecedência. Senão algumas surpresas podem acontecer: fluído de freio novo vazar, vedação do pneu novo não acontecer e vazar todo o selante… etc…

MAIS:  7 erros de manutenção muito comuns entre bikers, e como evitá-los

#3 Re-checklist

Faça uma revisão no cheking list para verificar se nada faltou. Não deixe nada pendente para o dia da prova. Deixe tudo perfeitamente separado e guardado na bagagem na noite anterior.

“Não deixe nada para o último minuto, o imprevisto consome sua energia”

#4 Dieta

9 dicas dos nutricionistas do tour de france 4 - bike tribe.jpg

Priorize carboidratos no dia anterior a corrida: arroz, macarrão, cereais, pão, batatas cozidas, legumes e frutas. Tudo isto vai manter suas reservas carregadas.

MAIS:  Os super alimentos que os ciclistas devem consumir para melhorar sua performance

#5 Café da manhã

7 coisas fáceis de fazer para tornar-se um ciclista mais rápido 4 - bike tribe.jpg

Coma pelo menos 2 horas antes de começar a pedalar. O ideal são duas horas e meia antes. Este é o tempo que seu corpo precisa para transformar o que comeu em energia para a prova.  O café da manhã tem que ser rico em carboidratos e com baixo teor de gordura, que dificulta a digestão.

#6 Reconhecimento do circuito

xco mountain bike uma analise 6 - bike tribe.jpg

O ideal seria poder fazer o circuito algum dia antes do dia da prova, se for XCO, mais ainda. Como isso não é possível muitas vezes, o que deve ser feito é estudar o perfil da prova, que o organizador normalmente fornece (distância, altimetria, pontos de hidratação e apoio). O objetivo é saber com mais detalhes qual parte da corrida ou rota é a mais exigente em termos de dureza e subidas. Conhecendo o caminho, poderemos fazer uma melhor dosagem de energia.

#7 Relaxe

Se você é daqueles que tendem a ficar nervosos na hora de dormir no dia anterior a prova, pode tentar fazer alguns exercícios de relaxamento. Tenha em mente que se você dormir pouco na noite anterior não significa que você terá um desempenho pior no dia seguinte. Na noite anterior a qualidade é mais importante que a quantidade.

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#8 Tire o pé dos treinos

4 grandes exercícios para os dias que você está com o tempo curto 4.jpg

Um erro clássico é treinar muito duro durante a semana anterior, pensando que isto vai nos deixar mais capacitados no domingo… Nada é mais errado do que isto! Se treinar demais você vai ficar mais cansado. Na última semana, precisamos fazer um treinamento pouco exigente para chegarmos descansados na corrida. Cai bem alguns exercícios de intensidade curta (intervalados de 10 a 30 seg) nos 3 ou 4 dias anteriores, e depois disso, só pedaladas regenerativas.

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