Home Avaliações A melhor etapa de MTB do Xterra é neste final de semana… E você ainda pode se inscrever!
A melhor etapa de MTB do Xterra é neste final de semana… E você ainda pode se inscrever!

A melhor etapa de MTB do Xterra é neste final de semana… E você ainda pode se inscrever!

134
0

Neste final de semana, entre os dias 30 de setembro e 1 de outubro, o X Terra desembarca em terras mineiras para a etapa Estrada Real. A sede do evento será na cidade histórica de Tiradentes-MG, e para os mountain bikers que disputam a competição, esta é a etapa mais aguardada.

Esta é uma das etapas mais democráticas para os amantes do puro MTB, pois além das provas de cross country, acontecem também as competições de MTB Enduro. É muito MTB na Veia!

Veja os motivos que tornam o X Terra Tiradentes imperdível:

A região é a Meca do Mountain Bike Brasileiro

O Brasil possui vários bons lugares parar prática do MTB, mas os melhores points estão em Minas Gerais. Não é à toa que aqui acontecem as principais competições de MTB do Brasil: CIMTB, Sertão Diamante, Iron Biker e as principais etapas do X Terra.

O Eixo que vai desde a Serra do Espinhaço até a ponta da região Serrana do Rio de Janeiro (Petrópolis e Teresópolis) abriga os melhores points e as melhores trilhas. Podemos citar paraísos como Serra do Cipó, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Juiz de Fora, Serra do Órgãos e Serra do Mar, Ibitipoca, entre várias outras cidades e regiões com trilhas espetaculares!

E é neste contexto que o X Terra Estrada Real está inserido, e não é à toa que o bolsão de largada lá é o maior do X Terra Brasil.

O circuito é de tirar o fôlego

Logo de início o circuito nos levará para a base da Serra de São José. Para quem não conhece, saiba que é um dos cartões postais mais bonitos de Minas Gerais. Trata-se de uma parede de pedra imponente que define o clima e vegetação da região com uma altimetria que chega facilmente aos 1300m. Ali estão várias cachoeiras (que infelizmente não veremos durante a corrida!) e uma vegetação de mata fechada que irá contribuir muito com a prova, já que ela nos protegerá do sol em boa parte do percurso.

MAIS:  Inscrições abertas para a Copa Bike Light de MTB XCO em Simão Pereira MG

O roteiro reserva duas subidas bem duras, a primeira que leva para o sopé da Serra de São José, e a segunda, que leva para a parte mais alta do percurso, cerca de 1200m, e acontece em uma estrada calçada dentro de uma mata preservada. Ambas são cercadas de visuais esplêndidos, que tornarão as subidas muito agradáveis.

Esta é uma das etapas com mais single tracks do circuito X Terra, e isto exigirá maiores capacidades técnicas dos atletas, mas por outro lado, deixará a prova muito, mas muito mais divertidas. Os últimos 10 km de prova são disputados dentre de um single em mata atlântica que é fantástico. Imperdível!

Tiradentes é um lugar mágico

Para os que conhecem, dispensamos comentários… Para os participantes de primeira viagem, saibam que vocês conhecerão uma das mais charmosas cidades barrocas coloniais do Brasil!

Tiradentes é muito bem preparada para receber turistas de todos os níveis de exigências. É um lugar muito legal. A área “urbanizada” é pequena e aconchegante, com vários restaurantes, lojinhas de artesanato, bares, e o melhor: uma arquitetura barroca colonial muito bem preservada.

Diversão não vai faltar! Aconselhamos que você vá para lá na sexta para aproveitar o clima do lugar, e leve a família. Largue o carro no estacionamento da pousada e faça tudo à pé. Cada rua, cada viela, cada passarela, reservam surpresas incríveis.

Sem contar que a cidade fica agitadíssima com o evento! Por ser pequenina, onde tudo se concentra em torno da praça principal, o Largo das Forras, ocorre uma imersão no esporte de aventura.

Pode ser que seja difícil encontrar hospedagem em Tiradentes (para quem ainda não fez sua reserva). Uma boa dica é buscar hospedagem em São João Del Rei – MG, que ficar muito muito perto e também é um lugar incrível para conhecer.

MAIS:  Um jogo de XBOX para quem gosta de bicicletas: Le Tour de France

Quem tiver dúvidas sobre a região ou sobre o evento deixe mensagem que nós responderemos.

Nos vemos em Tiradentes!

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

Guilherme Guimarães Guedes

Editor e produtor de conteúdos para o site BikeTribe.com.br.
Atleta amador de Mountain Bike. Participo de competições por todo o Brasil. Administrador da Equipe Bike Tribe Team.
Treinador: Ricardo Leite

Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow