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A lista de equipamentos que não pode faltar em roles longos ou provas de maratona

A lista de equipamentos que não pode faltar em roles longos ou provas de maratona

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Nada mais desagradável do que ficar na roubada durante uma competição ou até mesmo um rolé com os amigos.

Principalmente no Mountain Bike onde nossos equipamentos são exigidos ao máximo, problemas mecânicos são muito comuns. O que vai definir se o ocorrido se tornará ou não uma frustração é o quanto você está preparado para enfrentá-lo.

Eu já experimentei todos os tipos de problemas possíveis nos meus mais de 20 anos como ciclistas: pneus furados, rasgados, corrente quebrada, raios, quadro e canote partido, selim e guidão entortados, disco de freio e aros empenados, cabos rompidos, pastilhas de freios gastas, etc…

#quemnunca!!!

Na maioria dos casos eu tinha os equipamentos necessários para o reparo, mas em algumas ocasiões sofri demais!

Umas das piores experiências desse tipo que já passei ocorreu justamente na edição 2015 do Iron Biker onde eu e minha dupla, somados, tivemos 6 furos de pneus e um raio quebrado que entrou na catraca e embolou no eixo… Vocês não fazem ideia do trabalho que deu para tirar e seguir na prova!

Principalmente numa prova como o Iron Biker ou outra de longa duração, o kit de ferramentas e equipamentos deve ser completo, mesmo que isto represente algumas gramas à mais, pois no momento de um problema, a falta dele pode lhe impedir até mesmo de completar.

Quando eu poderia imaginar que precisaria de um alicate durante o Iron Biker? Mas precisei, e a falta dele me custou umas 2 horas à mais de prova e um desgaste enorme para o dia seguinte.

Preparei uma lista de equipamentos que você deve considerar possuir para um rolé longo ou para uma competição de maratona. Separei esta lista em 4 categorias: Anteriores, Durante, Manutenção e Facultativos.

  • Anteriores são os equipamentos que você deverá utilizar para preparar sua bike para o evento;
  • Durante são aqueles que você obrigatoriamente deverá carregar;
  • Manutenção são equipamentos que você deverá ter, por exemplo, para cuidar da sua bike entre um dia e outro de prova (exemplo: Iron Biker, Ibitipoca Trip Trail, Sertão Diamante, Brasil Ride, etc);
  • Facultativo são os que não obrigatoriamente deverá ter, mas se tiver problemas, arrependerá de não ter levado.
MAIS:  Veja como foi a Bike Race Brasil, competição que reuniu grandes nomes do MTB

Vou pedir ajuda para melhorar esta lista. Caso identifique algum equipamento importante que eu tenha esquecido, comente lá embaixo. 😉

Vamos lá…

Anteriores

Selante

Se você utiliza pneus tubeless (e eu aconselho que utilize) não se esqueça de checar o volume antes do evento. Pior do que um furo, é sofre-lo contanto que o selante vedará, e ter a infeliz surpresa de descobrir que ele secou. Não vacile!
Eu tenho utilizado um selante nacional bem barato e de muita confiança chamando Selatex. Fiz até um vídeo testando sua qualidade. Veja aqui.

Lubrificante

Lubrificar a bike é uma arte. Não basta “busuntar” a corrente com qualquer óleo e achar que é o suficiente. O mercado hoje oferece variações de lubrificantes que atendem à necessidades e aplicações específicas: lubrificantes líquidos e secos. Você precisa analisar se a prova será em dia chuvoso, terreno empoeirado, úmido, seco, para decidir qual lubrificante utilizar. Veja neste link vários tipos de lubrificantes para cada tipo de uso. Além do mais não é só a corrente que precisa ser lubrificada. Pedais, câmbios, passadores, retentores de suspensões, e qualquer parte móvel que gere atrito. Quando lubrificar não se esqueça de eliminar o excesso com um pano.

Durante

Canivete de Ferramentas (com Saca Corrente)

Jogo Ferramenta Crank Brothers M19

É dispensável falar sobre este equipamento… Não acredito que haja algum ciclista que ainda saia sem um canivete de ferramentas, mesmo que básico! Mas os básicos não são suficientes! Ele precisa ter um Saca Corrente para o caso de uma quebra ou simplesmente para arrancá-la por exemplo de um enrosco com as catracas. O modelo Shimano Minitools 15 é o que eu uso e recomendo. Muito leve e possui todas as chaves que eu preciso. Atenção para os padrões de encaixe… SRAM por exemplo utiliza parafusos com encaixe “Estrela”, e nem todo canivete traz este padrão. Veja aqui os melhores modelos.

MAIS:  O que causa as cãibras nos ciclistas e como evitá-las

Kit de Reparo Tubeless

O selante foi feito para vedar, no entanto a maioria deles não veda furos laterais e nem buracos maiores que 4mm. O kit de reparo, que poucos conhecem, é semelhante ao utilizado para reparar pneus de automóveis. Trata-se de um “macarrão” de borracha que é inserido com uma ferramenta específica no furo. Muito útil para resolver o problema imediatamente.


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Power Link

Quebrar a corrente em uma prova é muito comum. Para não ficar brigando com o encaixe de pinos, utilize logo um power link para emendar a corrente e não perca muito tempo com o conserto.

CO2

Aplicador de Co2 Zefal Ez Push

Quem compete sabe que 1 minuto de atraso é muita coisa, e se perder um pelotão este tempo amplia-se facilmente. Furos são comuns, mas perder tempo bombando ar para dentro do pneu é coisa do passado. Uma bombinha e um cilindro de CO2 são fundamentais para encher rapidamente o pneu e perder o mínimo de tempo. Atenção ao volume de CO2 no cilindro: usuários de rodas 29 devem levar cilindros de 25g que garantem até 110psi de calibragem. É muito comum encontrar cilindros de 16g, que só garantem 40psi. Pouco!!!

Câmara de Ar

Câmara de Ar Kenda Ultra Lite 27.5 x 1.9

Não vá sem ela… Nunca!

E não se esqueça das espátulas, principalmente para quem utiliza pneus com arames.

Manutenção

Em provas com duração de mais de um dia é muito importante levar os equipamentos abaixo para deixar a bike pronta para o dia seguinte.

Desengripante

Útil para facilitar a limpeza de corrente e relação. Mas não vá lubrificar a corrente com ele… desemgripante é solvente!!!

Kit de Limpeza

Deve incluir panos, escovas, solventes de graxas e sujeiras e outros itens que vão ajudar você a preparar a máquina para a próxima etapa.

Raio

Leve 1 ou 2 raios extras para o caso de ter algum quebrado. Isto é muito comum.

MAIS:  Ciclistas, algumas regrinhas básicas de convivência com animais de fazendas

Cabo de Aço

Se um dos seus cabos romper durante a prova, provavelmente você estará fora da disputa. Mas se consertar ainda poderá aproveitar o dia seguinte. Leve 1 cabo reserva e aprenda a trocá-lo!

Pastilhas de Freio

Pastilha Freio Disco Mecânico Baradine DS44 Avid

O adequado é verificar as condições das suas pastilhas antecipadamente. No entanto em provas longas com incidência de lama é muito comum acabar com as pastilhas. Não comprometa as próximas etapas… tenha 1 para reserva.

Lubrificante

Não preciso falar nada né!!!

Selante

Tenha pelo menos duas aplicações reservas de selante. Se tiver um furo e perder muito líquido será importante repor para o dia seguinte. Lembrando que você não precisa gastar muito dinheiro com este produto. Há opções de excelente qualidade e bom preço, como por exemplo o da marca Selatex.

Facultativo

Kit de Remendo

Isto mesmo… Não abra mão de uma “colinha” e “estrelinhas”… Se tudo falhar, o velho método (demorado mas garantido) ainda pode te ajudar a completar a prova.

Bomba de Ar

Bomba de Ar Crank Brothers Pump Gem S

Mesmo levando o CO2, remendo para tubeless, eles podem falhar ou você pode ter mais furos que o normal. Portanto avalie se não é importante utilizar os velhos métodos de reparo de pneus e inclua uma bomba de ar na sua lista.

Alicate

Você pode nunca precisar dele, mas na hora que precisar será terrível. Eu precisei de um no Iron Biker! Parei mais de 300 ciclistas e ninguém tinha. Fui conseguir emprestado com um motociclista que estava fazendo trilhas na região. Perdi 2 horas tentando tirar um raio embolado na catraca.

Gancheira Reserva

Poucas pessoas carregam uma gancheira reserva. Quando ela quebra não tem mais jeito, só o resgate para salvar! Eu já precisei tirar o cambio traseiro, quebrar a corrente e monta-la novamente como uma bike fixa para conseguir chegar em um local onde meu celular pegasse. Depois disso nunca mais andei sem uma gancheira reserva.

Faltou algum item nesta lista??? Comente ai…

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Guilherme Guimarães Guedes Editor e produtor de conteúdos para o site BikeTribe.com.br. Atleta amador de Mountain Bike. Participo de competições por todo o Brasil. Administrador da Equipe Bike Tribe Team. Treinador: Ricardo Leite
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