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8 coisas que você deve saber antes de comprar uma bicicleta barata

8 coisas que você deve saber antes de comprar uma bicicleta barata

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Entre em qualquer loja Carrefour, Extra, Centauro ou Decathlon, ou visite sites como Extra, Americanas, Submarino, e diversos outros, e você encontrará mountain bikes e speeds por valores que podem variar de R$500 à R$1500, algumas inclusive de marcas famosas como Caloi, Mongoose, GT, Cannondale, Trek, Specialized, entre outras.

Se você estiver com orçamento apertado, apesar de tudo, poderá sem dúvidas sair de uma destas lojas com uma bicicleta!

Dependendo do tipo de uso que dará para a nova bicicleta, você poderá comprar excelentes equipamentos que irão te satisfazer plenamente…

No entanto os objetivos do Bike Tribe, são, digamos, mais esportivos… Ou seja… O MTB e o ciclismo num nível mais acima do que somente o recreativo!

Portanto você precisa estar ciente que a bicicleta que irá comprar em uma destas lojas poderá não ser exatamente o que se esperava, e as expectativas que se tinha sobre o esporte poderão ser frustradas.

Portanto queremos esclarecer algumas coisas antes de você comprar sua bicicleta numa loja de departamentos, e não numa loja especializada.

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Este conteúdo também serve para você responder aquelas perguntas que sempre nos fazem:

  • Eu consigo comprar uma mountain bike, para iniciar, por uns R$1500?
  • Por que comprar uma bike que custa o valor de uma moto?
  • Quanto custa uma bicicleta para fazer umas trilhas? O que? Tudo isto!?!?

Você encontrará algumas marcas confiáveis

Você quer um bom carro. Não pode pagar por um Corolla, mas também não quer um Uno… Então você compra uma Strada. Com as bikes a história é a mesma! Não pode ou não quer uma top, mas também não quer uma “basiquinha”. Procurando bem é possível comprar uma boa bike de entrada ou MTB nas lojas de departamento. A Centauro por exemplo vende GT, Caloi e Trek mais simples. A Decathlon possui uma marca chamada Btwin que possui modelos de entrada satisfatórios. Se a grana estiver curta e você quiser aproveitar, por exemplo, o benefício de pagar em 10x no cartão, procure que você encontrará o que busca.

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Não espere muitas opções

Estas lojas possuem poucas ou nenhuma opção de personalização. Você entrará no Carrefour e encontrará uma série de bicicletas pré montadas onde não será possível trocar um selim, substituir os pneus ou simplesmente acrescentar um suporte de caramanhola. Isto tudo terá que ser feito em outra loja. Se os punhos da bike não forem confortáveis, terá que sair com eles mesmo, e posteriormente gastar uma grana à mais para trocar.

Os ajustes ficarão por sua conta

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Quando você compra uma bike num bom bike shop o bike fit normalmente está incluído. Ou seja, você sairá da loja com a bike preparada para “você”! Apesar de algumas lojas estarem mudando isto (a Decathlon, por exemplo, hoje já conta com oficinas dentro das suas lojas), no geral, você terá que pegar a bike e levar numa oficina externa. Muitas vezes ela não virá sequer montada. Se a compra for pela internet não tem jeito… Tem mesmo que levar numa oficina! Marcas como Caloi possuem assistência técnica em muitos lugares e normalmente eles já te enviam um voucher para você montar a bike numa loja credenciada, sem custo.

Componentes de marcas tradicionais virão com especificações inferiores

O cara compra uma bike e afirma que ela é excelente pois veio com freio à disco, marchas Shimano e amortecedor dianteiro. Mas não tem conhecimento que os freios são mecânicos, dos mais genéricos… Que a relação é Shimano Tourney, e que a suspensão é uma Spinner de mola 70mm. Ou seja, é melhor que não tivesse! Para manter a competitividade de preço, as bikes vendidas neste tipo de loja vem com configurações básicas. Lembrem-se que Shimano vai do Tourney (relação completa por R$300) ao XTR Di (relação completa passa dos R$4000). O que acontece muito é montar as bikes com grupos intermediários e “esculachar” nos componentes como selim, guidão, canote, rodas… Pois eles já sabem que a relação, freios e suspensão é que atraem o consumidor. É preciso ficar atento nisto!

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A bike será pesada, muito provavelmente

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A preocupação central não é somente sobre o peso, mas sobre a qualidade de alguns componentes. Não espere o mesmo desempenho de uma bike comprada nas lojas de departamentos em relação as bikes compradas em lojas especializadas. Características à princípio insignificantes, quando somadas, farão diferença: qualidade dos raios, dos cabos, das manoplas, dos pneus, etc. Além destes componentes, geralmente, serem bem inferiores, também são mais pesados. O quadro, um dos itens mais caros em bikes de asfalto e MTB, na grande maioria das vezes são de linhas muito básicas das marcas. Não espere geometrias arrojadas, pesos leves ou absorção de impactos. Eles não terão! Não se esqueça que o principal objetivo é reduzir o custo.

Mas ainda há esperança!

Se neste momento você não pode adquirir uma bike com nível mais elevado, vá na básica mesmo. Posteriormente você poderá investir em upgrades. Isto significa que você, no futuro, poderá ir substituíndo algumas peças e ir aumentando a qualidade da sua bicicleta.

Fique atento aos seguintes itens

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Quando comprar uma bicicleta, especialmente as mais básicas, alguns itens devem ser considerados para garantir o conforto, performance e segurança mínima:

  • Freios precisam ser bons (e isto significa que eles devem ser à disco e hidráulicos, de marcas boas como Shimano, Avid, Rotor, Tektro, Fórmula, por exemplo)
  • O selim precisa ser confortável (e isto significa que você deve vestir uma bermuda ou bretelle e testar)
  • Os pneus precisam ser bons (e isto significa que você não pode confiar somente no visual. Muitos cravos não significam pneus com aderência adequada. Deve buscar marcas como Continental, Maxxis, Kenda, Pirelli, Ritchey, Levorin, por exemplo)
  • A relação precisa ser adequada para o uso (e isto significa que se você morar em Minas Gerais, não adianta comprar uma bike de 21 marchas com catracas 11×32, pois vai sofrer! O que eu quero dizer é que você deve buscar conhecimentos sobre qual a melhor relação de marchas para o tipo de pedal que você fará)
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E o mais importante

Acima de tudo que foi dito… Compre a bike!

O mais importante de tudo é pedalar. Se neste momento você não pode investir mais de R$3000 para obter uma bike de entrada em condições mínimas para a prática esportiva do MTB ou Ciclismo, compra a que dá e vá pedalar!

Depois… Você melhora a bike…

Busque ajuda de amigos ou profissionais para encontrar a melhor bike que seu dinheiro pode comprar.

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