Home Qual é a Sua? Mountain Bike 6 coisas sobre a sua suspensão que você deveria saber
6 coisas sobre a sua suspensão que você deveria saber

6 coisas sobre a sua suspensão que você deveria saber

3.20K
0

Anodização

Você deve ter notado que algumas suspensões da Fox e RockShox possuem barras com cores diferentes, mais douradas e em alguns casos, preta. É um revestimento que consiste em uma anodização especial dos tubos que cria um maior deslizamento e, portanto, torna o garfo mais macio. No caso da Fox este revestimento é o Kashima, exclusivo da marca, e que dá nome à esta tecnologia.

suspensão mountain bike bike tribe 1.jpg

Revisão Periódica

É aqui que aparecem as marcas de desgaste que indicam que as barras estão sendo usadas. Isso geralmente acontece quando a manutenção adequada não é feita. Lembre-se, como medida fundamental, adicione algumas gotas de óleo no retentor antes de cada saída.

Serviço Técnico

É altamente recomendável seguir as diretrizes de manutenção especificadas pelos fabricantes dos garfos, não apenas para obter uma operação adequada, mas também para ter cobertura da Garantia em caso de qualquer falha possível. Os intervalos de manutenção e reparos a serem feitos diferem de acordo com a marca, por isso recomendamos que você revise o Manual do Usuário que acompanha o garfo. Se você não tem, você pode procurar nos sites das marcas, onde eles geralmente têm uma seção de serviço técnico, onde podem fornece-lo um manual novo. Os intervalos aproximados são de 3 meses para limpar e engraxar as vedações e buchas de fricção e trocar o óleo do circuito uma vez por ano.

Usuários específicos de Cannondale Lefty devem ficar muito atentos pois como o sistema de suspensão desta marca é muito específico, eles devem levar somente em oficinas autorizadas e com técnicos treinados na própria fábrica Cannondale.

suspensão mountain bike bike tribe rock shox fox lefty cannondale 3.jpg

Isto é um ponto importante ao comprar uma nova bike ou suspensão. O usuário deverá checar se existe mão de obra especializada para a marca na sua região. Senão ele terá que despachar a suspa para outras cidades e ficará muitos dias sem a bike.

MAIS:  Carga de treinamento: se você treina sério, precisa saber sobre isto

Trava

Uma fonte muito comum de quebra é o uso incorreto do botão de travamento. O garfo de suspensão, como o próprio nome sugere, é projetado para absorver, não para funcionar como um garfo rígido. Não abuse do bloqueio em áreas esburacadas, pois você estará submetendo os selos e articulações a uma grande pressão. E não esqueça de desbloquear quando sair do asfalto e entrar numa trilha por exemplo. Nas estradas de asfalto ou boas estradas de terra você pode usá-la sem problemas. Deixe para usar somente em terrenos planos e pouco acidentados.

Importante lembrar que a suspensão foi construída para utilizar inclusive nas subidas… O amortecimento é muito útil para corrigir desníveis e aumentar a tração nas subidas. Suspensão travada na subida só quando sprintar ou pedalar de pé.

Tamanho importa

Se você vai montar um garfo novo em sua bicicleta, tenha em mente o curso total. A ideia de montar um garfo 140 mm num quadro de XC por exemplo, não é uma boa ideia. No geral eles foram projetados para garfos de 100mm. Mudar drasticamente os ângulos do quadro, e, portanto, o seu comportamento pode quebrá-lo. O manual do quadro especifica o tamanho adequado da suspensão.

O mesmo para tamanho do disco

Idêntico ao caso anterior acontece com o tamanho dos discos. Garfos com até 150 mm de percurso normalmente são preparados para discos de até 180 mm de diâmetro. A instalação de um disco maior para maior frenagem colocaria em risco a integridade do garfo, cujas “canelas” e barras poderiam quebrar repentinamente. O manual da sua suspensão traz o tamanho adequado de disco para ela.

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

comments

tags:
Bike Tribe Um site para apaixonados por Mountain Bike e Ciclismo. Dicas de treinamentos, nutrição esportiva, técnicas, equipamentos e muito mais. Todas as informações para os amantes das bicicletas. Fale conosco para divulgar seus produtos e serviços. Seja um articulista.
Please enter Google Username or ID to start!
Example: clip360net or 116819034451508671546
Title
Caption
File name
Size
Alignment
Link to
  Open new windows
  Rel nofollow