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3 provas excelentes para os iniciantes começarem a competir… e a planilha para se preparar!

3 provas excelentes para os iniciantes começarem a competir… e a planilha para se preparar!

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Competir é a melhor forma de ficar motivado para pedalar e evoluir mais e mais!

No entanto muitos iniciantes ainda sentem medo de participar das provas de MTB, seja por receios sobre as dificuldades, dúvidas sobre os equipamentos ou falta de informações sobre como se preparar.

Listamos 3 ótimas competições com opções para os amadores, que são super democráticas, bem mais fáceis de participar e podem ser a porta de entrada para o mundo esportivo um pouco mais sério. Além de muito divertidas, é claro!

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E de presente, nosso coach Kadinho Treinamentos preparou uma planilha de 30 dias para que você chegue bem e faça bonito na prova. Aproveite!

Vamos lá…

#1 – XTerra Etapa Lagoa dos Ingleses – Nova Lima MG – 21 e 22/07

Esta etapa do XTerra que tem como evento principal o MTB Cup Pro (45 km), também terá uma etapa para os iniciantes: a MTB Cup Sport (com somente 23,5km de distância). É uma ótima opção para começar a competir já que o percurso absorveu as melhores partes da versão pro, no entanto aliviando bastante no volume de subidas. O competidor terá que enfrentar somente 2 subidas um pouco mais duras, com distâncias mais tranquilas de vencer. O circuito contará com 2 pontos de hidratação, o que significa que o suporte será muito adequado para o nível dos ciclistas. A largada será no domingo dia 22/07 às 8:00 e o tempo de prova é de 5h, ou seja, bastante tempo para completar, curtir e vencer o desafio.

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Inscrições: http://xterrabrasil.com.br/tour-2018/xterra-lagoa-dos-ingleses/xterra-mtb-cup-sport/ 

#2 – XTerra Etapa Estrada Real – Tiradentes MG – 29 e 30/09

Na nossa opinião, a melhor etapa do XTerra Brasil!

MAIS:  A lista de equipamentos que não pode faltar em roles longos ou provas de maratona

Ela é um pouco mais dura. Os 36.5km de prova não possuem muitas subidas, no entanto a Serra de São José, cartão postal da cidade de Tiradentes é um desafio que vale à pena encarar. A região é lindíssima e riquíssima em termos de flora e fauna, o que tornará a longa subida bem prazerosa. O clima da cidade de Tiradentes fica incrível no final de semana do XTerra onde acontecem vários outros eventos esportivos paralelos.

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A largada acontece no domingo dia 30/09 às 8:00h na Praça da Rodoviária. Serão 3 pontos de água durante o percurso. Isto ajuda muito a completar bem. Um atleta com 2 caramanholas consegue se manter abastecido durante toda a prova. Esta não dá para perder!

Inscrições: http://xterrabrasil.com.br/tour-2018/xterra-estrada-real/xterra-mtb-cup-sport/

#3 – XTerra Etapa Paraty – Paraty RJ – 2 e 3/12

Esta etapa é aquela onde você aproveita para passar um final de semana super legal com a família!

MAIS:  Café com Bike #12 | Dicas para iniciar a temporada 2018

Paraty é fantástica… praias lindas, cidade antiga muito charmosa, e o clima de competições do Xterra torna o final de semana super top! Competimos lá desde a primeira edição e é a etapa que não deixamos jamais de ir. Este é o percurso mais fácil de todas as etapas que citamos. As subidas são em terrenos tranquilos de transpor (estradas de terra ou asfalto). Os kms finais são dentro da cidade, e isto dá uma emoção muito grande especialmente se você estiver chegando em pelotão e tiver a oportunidade de sprintar com os adversários no final. Vale muito à pena!

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O ganho de elevação é de somente 830m, o que é bem razoável para uma distância de 27,5km. A largada acontece no domingo dia 3/12 junto com as categorias Pró, na Praia do Pontal, num cenário de tirar o fôlego.

Inscrições: http://xterrabrasil.com.br/tour-2018/xterra-paraty/xterra-mtb-cup-sport/

Planilha de Treinamentos para as competições

O treinador das equipes Bike Tribe, Kadinho Treinamentos elaboraou uma super planilha de 5 semanas para você se preparar para qualquer uma das etapas.

Você poderá realizar sem utilizar nenhuma tipo de equipamento especial… basta seguir as instruções.

MAIS:  Plano de Treinamentos de 30 dias para uma maratona de mountain bike

Se você quiser treinar mais sério, fale com ele pelo Facebook clicando aqui.

Semana 1 e 2

  • Segunda – Descanso + alongamentos
  • Terça – 90 min de pedalada leve
  • Quarta – 15 min de pedalada leve + 60 min de pedalada mais forte (ficar levemente ofegante) + 15 min de pedalada leve
  • Quinta – 60 min de pedalada alternando leve/forte
  • Sexta – Descanso + alongamentos
  • Sábado – 2:30h de pedalada em grupo incluindo trilhas e trechos técnicos
  • Domingo – 90 min de pedalada leve + alongamentos

Semana 3 e 4

  • Segunda – Descanso + alongamentos
  • Terça – 90 min de pedalada leve
  • Quarta – 15 min de pedalada leve + 6 tiros super fortes de 15 seg (em subida) pedalando leve por 3 min entre cada tiro + 15 min de pedalada leve
  • Quinta – 15 min de pedalada leve + 4 tiros médios/fortes de 4 min (em subida) pedalando leve por 5 min entre cada tiro + 15 min de pedalada leve
  • Sexta – Descanso + alongamentos
  • Sábado – 90min de pedalada em trilhas e trechos técnicos dando sprints + alongamentos
  • Domingo – 60 min de pedalada leve + alongamentos

Semana 5 (semana antes da prova)

  • Segunda – Descanso + alongamentos
  • Terça – 90 min de pedalada leve
  • Quarta – 15 min de pedalada leve + 5 tiros super fortes de 10 seg (em subida) pedalando leve por 3 min entre cada tiro + 10 min de pedalada leve
  • Quinta – 15 min de pedalada leve + 20min de pedalada forte + 15 min de pedalada leve
  • Sexta – Descanso + alongamentos (ou viagem e muita hidratação)
  • Sábado – Descanso + alongamentos (ou viagem. Evite ficar caminhando demais na cidade. À partir das 16h nada de caminhadas, muita hidratação e se possível repouso. Jante bastante carboidratos)
  • Domingo – Corrida… quebre tudo!
MAIS:  Os super alimentos que os ciclistas devem consumir para melhorar sua performance

Espero que aproveitem, e nos vemos nas provas!

Deixe sua opinião!!! Vamos compartilhar...

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Guilherme Guimarães Guedes Editor e produtor de conteúdos para o site BikeTribe.com.br. Atleta amador de Mountain Bike. Participo de competições por todo o Brasil. Administrador da Equipe Bike Tribe Team. Treinador: Ricardo Leite
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